O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E PESQUISA DE CAMPO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE VARJOTA-CEARÁ, QUE ATENDE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E TEVE COMO PROPÓSITO INVESTIGAR COMO A ESCOLA ENCARA A ROTULAÇÃO NO COTIDIANO DOS ALUNOS. DESTA FORMA A OBSERVAÇÃO FOI DESENVOLVIDA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: DOCÊNCIA EM HISTORIA I- ENSINO FUNDAMENTAL II, PROBLEMATIZANDO COMO ROTULAÇÃO CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E COMO TAMBÉM REFLETE NA NÃO APRENDIZAGEM NOS ALUNOS EM FAIXA ETÁRIA ENTRE 11 A 14 ANOS DE IDADE, AINDA A MUDANÇA NO COMPORTAMENTO, O INTERESSE PELOS ESTUDOS EM GERAL COMO TAMBÉM NO DESEMPENHO QUANTO À APRENDIZAGEM. NESTE SENTIDO, TIVEMOS A PREOCUPAÇÃO EM EXPLORAR A MULTIPLICIDADE DE REFLEXO NEGATIVOS VIVENCIADOS DENTRO DA ESCOLA, SEM NEGLIGENCIAR AS PRODUZIDAS NO MEIO SOCIAL E CULTURAL DOS ALUNOS. A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA METODOLOGIA RELACIONADA NA PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR, NA REALIZAÇÃO DE REGISTROS DE CAMPO, ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BEM COMO PARTICIPAÇÃO NAS REUNIÕES DE PAIS E MESTRES E REUNIÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA. COOPERARAM COM AS QUESTÕES AQUI LEVANTADAS PORTO (2003), ALVES (2008) COMO TAMBÉM ARTIGOS E MONOGRAFIA POR ABRANGER AS RELAÇÕES DE ROTULAÇÕES CONTÍNUAS E NÃO COMO OCORRÊNCIAS QUE TEM UMA ORIGEM SOMENTE NAS ESCOLAS, POSSIBILITANDO ASSIM O QUESTIONAMENTO ENQUANTO PRODUÇÕES HISTÓRICAS.