Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PENSAMENTO RELACIONAL NA ÁLGEBRA: O QUE SABEM OS ESTUDANTES?

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, PENSAMENTO RELACIONAL, ENSINO DE ÁLGEBRA. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO BUSCOU IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DA ÁLGEBRA NA MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ASSIM NOS APROXIMAMOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS VIGENTES E DE ESTUDOS TEÓRICOS QUE DISCUTEM O PENSAMENTO RELACIONAL NA ÁLGEBRA. O ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL E DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS PARTICIPANTES COM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO. PARA ISSO NOS APROXIMAMOS DE TRÊS TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM SETENTA E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CAMPESINA, NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM O QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E O DIÁRIO DE CAMPO NO PERÍODO DE MAIO A AGOSTO DE 2019. COMO RESULTADO CONSTATAMOS QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES NÃO COMPREENDEU A FUNÇÃO DE ELEMENTOS FALTANTES APRESENTADAS EM SENTENÇAS, BEM COMO A FUNÇÃO DO SINAL DE IGUALDADE. CONCLUÍMOS QUE OS PARTICIPANTES APRESENTARAM DIFICULDADES DO PENSAMENTO RELACIONAL QUANDO ESTE FOI APRESENTADO EM SENTENÇAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA SOLUCIONAR AS QUESTÕES, SENDO EVIDENCIADO O POUCO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS PARTICIPANTES COM RELAÇÃO A ESTE TIPO DE PENSAMENTO TÃO NECESSÁRIO A FORMULAÇÃO DE ABSTRAÇÕES EM SITUAÇÕES-PROBLEMA DE MATEMÁTICA.

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