ESTE ESTUDO BUSCOU IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DA ÁLGEBRA NA MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ASSIM NOS APROXIMAMOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS VIGENTES E DE ESTUDOS TEÓRICOS QUE DISCUTEM O PENSAMENTO RELACIONAL NA ÁLGEBRA. O ESTUDO É DE CARÁTER QUALITATIVO E FOI DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS: IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL E DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS PARTICIPANTES COM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO ALGÉBRICO. PARA ISSO NOS APROXIMAMOS DE TRÊS TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM SETENTA E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA, CAMPESINA, NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM O QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO E O DIÁRIO DE CAMPO NO PERÍODO DE MAIO A AGOSTO DE 2019. COMO RESULTADO CONSTATAMOS QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES NÃO COMPREENDEU A FUNÇÃO DE ELEMENTOS FALTANTES APRESENTADAS EM SENTENÇAS, BEM COMO A FUNÇÃO DO SINAL DE IGUALDADE. CONCLUÍMOS QUE OS PARTICIPANTES APRESENTARAM DIFICULDADES DO PENSAMENTO RELACIONAL QUANDO ESTE FOI APRESENTADO EM SENTENÇAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA SOLUCIONAR AS QUESTÕES, SENDO EVIDENCIADO O POUCO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS PARTICIPANTES COM RELAÇÃO A ESTE TIPO DE PENSAMENTO TÃO NECESSÁRIO A FORMULAÇÃO DE ABSTRAÇÕES EM SITUAÇÕES-PROBLEMA DE MATEMÁTICA.