O USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS É UM DOS PRINCIPAIS PROPULSORES DO DECLÍNIO DA DIVERSIDADE DE POLINIZADORES, PRINCIPALMENTE DAS ABELHAS. POR SE TRATAR DE UMA PROBLEMÁTICA CONTEMPORÂNEA COM GRANDE REPERCUSSÃO E IMPACTO AMBIENTAL E LEVANDO EM CONTA A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E PENSANTES, QUE SE PREOCUPEM COM O DESTINO COLETIVO E SAIBAM SE POSICIONAR DIANTE DOS DESAFIOS DO MUNDO, BUSCOU-SE, POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA (SDI), INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ABELHAS E AGROTÓXICOS. A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA FACILITOU A DIALOGICIDADE, UMA VEZ QUE POSSIBILITOU CONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES COLETIVAS DOS QUESTIONAMENTOS PROPOSTOS, RESULTANDO EM UM PROCESSO HERMENÊUTICO-DIALÉTICO E CONTRIBUINDO PARA A PRODUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO.