EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA COMPREENSÃO DOS ALUNOS, SEGUNDO OS PCN’S E O BNCC.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60160 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5110 "inscrito_id" => 13408 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA COMPREENSÃO DOS ALUNOS, SEGUNDO OS PCN’S E O BNCC." "resumo" => "ENQUANTO JOVENS, OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE ENTENDER E DESENVOLVER A CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES FINANCEIRAS DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. ESSE DESAFIO PERMEIA ATÉ OS DIAS DE HOJE E REPERCUTE NA VIDA DOS JOVENS QUE NOS CERCAM E ISTO NOS DESPERTOU O INTERESSE DE REALIZAR ESTE ARTIGO COMO FORMA DE ORIENTAÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA E NA TOMADA DE DECISÕES, POSSIBILITANDO UM CONFORTO NO FUTURO. INFELIZMENTE, A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NÃO TEM FEITO PARTE DO UNIVERSO ESCOLAR E TAMPOUCO DO CONTEXTO FAMILIAR, O QUE SERIA FUNDAMENTAL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E ATITUDES POSITIVAS. A FALTA DE DIÁLOGO SOBRE O ASSUNTO DIFICULTA O MANEJO COM O DINHEIRO. ALGUMAS INDAGAÇÕES ORIENTAM ESTE TRABALHO E SÃO ELAS: COMO OS ALUNOS LIDAM COM OS RECURSOS FINANCEIROS? COMO APRENDEM A LIDAR COM AS FINANÇAS? É POSSÍVEL QUE ISSO ACONTEÇA NA ESCOLA? DE QUE MODO O ENSINO DA MATEMÁTICA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS? TENDO COMO OBJETIVO GERAL, INVESTIGAR O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS FRENTE ÀS FINANÇAS PESSOAIS E, ANALISANDO AS DIFICULDADES APRESENTADAS, SERÁ DESENVOLVIDA TAMBÉM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM DIÁLOGO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), A PARTIR DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS PUBLICADAS. ENTENDER OS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NÃO É A BUSCA POR ENRIQUECER MAS SIM, DE ENTENDER O FUNCIONAMENTO DO DINHEIRO E OS CAMINHOS QUE PODEM SER PERCORRIDOS APÓS A GAMA DE OPÇÕES QUE SE MOSTRAM A PARTIR DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PARA QUE CADA UM SEJA CAPAZ DE MOLDAR A SUA VIDA FINANCEIRA COM SEUS PRÓPRIOS VALORES E DECISÕES. CONSIDERA-SE QUE, A MATEMÁTICA, DE ACORDO COM OS PCN´S E O BNCC, PODE VINCULAR O ALUNO A FACILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA CAPACIDADE INTELECTUAL DE RACIOCÍNIO DEDUTIVO, TRAZENDO A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A APLICAÇÃO A SITUAÇÕES DE VIDA, FRENTE AO APRENDIZADO ADQUIRIDO, AUXILIANDO NA TOMADA DE DECISÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA, PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID13408_01102019113622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADER SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "JADER" "autor_email" => "JADERSANTOS34@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60160 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5110 "inscrito_id" => 13408 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA COMPREENSÃO DOS ALUNOS, SEGUNDO OS PCN’S E O BNCC." "resumo" => "ENQUANTO JOVENS, OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE ENTENDER E DESENVOLVER A CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES FINANCEIRAS DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. ESSE DESAFIO PERMEIA ATÉ OS DIAS DE HOJE E REPERCUTE NA VIDA DOS JOVENS QUE NOS CERCAM E ISTO NOS DESPERTOU O INTERESSE DE REALIZAR ESTE ARTIGO COMO FORMA DE ORIENTAÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA E NA TOMADA DE DECISÕES, POSSIBILITANDO UM CONFORTO NO FUTURO. INFELIZMENTE, A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NÃO TEM FEITO PARTE DO UNIVERSO ESCOLAR E TAMPOUCO DO CONTEXTO FAMILIAR, O QUE SERIA FUNDAMENTAL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E ATITUDES POSITIVAS. A FALTA DE DIÁLOGO SOBRE O ASSUNTO DIFICULTA O MANEJO COM O DINHEIRO. ALGUMAS INDAGAÇÕES ORIENTAM ESTE TRABALHO E SÃO ELAS: COMO OS ALUNOS LIDAM COM OS RECURSOS FINANCEIROS? COMO APRENDEM A LIDAR COM AS FINANÇAS? É POSSÍVEL QUE ISSO ACONTEÇA NA ESCOLA? DE QUE MODO O ENSINO DA MATEMÁTICA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS? TENDO COMO OBJETIVO GERAL, INVESTIGAR O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS FRENTE ÀS FINANÇAS PESSOAIS E, ANALISANDO AS DIFICULDADES APRESENTADAS, SERÁ DESENVOLVIDA TAMBÉM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM DIÁLOGO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), A PARTIR DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS PUBLICADAS. ENTENDER OS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NÃO É A BUSCA POR ENRIQUECER MAS SIM, DE ENTENDER O FUNCIONAMENTO DO DINHEIRO E OS CAMINHOS QUE PODEM SER PERCORRIDOS APÓS A GAMA DE OPÇÕES QUE SE MOSTRAM A PARTIR DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, PARA QUE CADA UM SEJA CAPAZ DE MOLDAR A SUA VIDA FINANCEIRA COM SEUS PRÓPRIOS VALORES E DECISÕES. CONSIDERA-SE QUE, A MATEMÁTICA, DE ACORDO COM OS PCN´S E O BNCC, PODE VINCULAR O ALUNO A FACILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA CAPACIDADE INTELECTUAL DE RACIOCÍNIO DEDUTIVO, TRAZENDO A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA A APLICAÇÃO A SITUAÇÕES DE VIDA, FRENTE AO APRENDIZADO ADQUIRIDO, AUXILIANDO NA TOMADA DE DECISÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA, PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID13408_01102019113622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADER SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "JADER" "autor_email" => "JADERSANTOS34@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }