O PRESENTE TRABALHO TÊM COMO FINALIDADE RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO QUE SURGIU A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO ESCOLAR. A INTERVENÇÃO OCORREU EM TORNO DO TEMA: “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”, OPORTUNIZADA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM O PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE BIOLOGIA E QUÍMICA (PRP BIO/QUI), O QUAL É FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). UM DOS MAIORES DESAFIOS DE UM PROFESSOR É TORNAR SEUS ALUNOS CIDADÃOS QUE POSSAM ATUAR NA SOCIEDADE. SENDO ASSIM, O PROJETO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM PROPICIADO AOS SEUS ALUNOS BOLSISTAS UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA ENRIQUECEDORA E DANDO A OPORTUNIDADE DE ATUAÇÃO A ESSES JOVENS NO ÂMBITO ESCOLAR. O TRABALHO BUSCOU RELATAR OUTRAS FORMAS DE ABORDA OS CONTEÚDOS DOS COMPONENTES CURRICULARES DE BIOLOGIA E QUÍMICA, UTILIZANDO NOVAS METODOLOGIAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO. O OBJETIVO MAIOR DA INTERVENÇÃO FOI FAZER COM QUE OS DISCENTES PASSASSEM A REFLETIR SOBRE O USO CONSCIENTE DA ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA EM NOSSO PLANETA. FOI RELATADO CADA OFICINA REALIZADA, OS TRABALHOS EXPOSTOS E O DIA DA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS NA ESCOLA. ESSA EXPERIÊNCIA AJUDOU OS RESIDENTES A PERCEBEREM COMO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PODE SER FEITO FORMA COLETIVA E INOVADORA, ALÉM DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS RESIDENTES DA EEM CAMILO BRASILIENSE.