ROCHA, Wilker. Um guia: ilustrando conceitos físicos com paradoxos. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62793>. Acesso em: 05/11/2024 07:25
NAS CIÊNCIAS, TEMOS UMA QUANTIDADE CONSIDERÁVEL DE PARADOXOS, NO RAMO DA FÍSICA, POR DIVERSAS VEZES, TEORIAS E DEFINIÇÕES FORAM SENDO PROPOSTAS COM O INTUITO DE SOLUCIONAR PARADOXOS EXISTENTES. COM ISSO, CONSEGUIMOS OBTER SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVEM ASSUNTOS ESTUDADOS NO COTIDIANO ESCOLAR ATUAL OU QUE FORAM PAUTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, É O CASO DA DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA OU DO PARADOXO DOS GÊMEOS, POR EXEMPLO. COM BASE NISSO, ANALISAREMOS COMO AS PREMISSAS PARADOXAIS PODEM NOS AJUDAR NA COMPRESSÃO DOS TEMAS ABORDADOS. ASSIM, UM PARADOXO SE TORNA UMA FORMA DE OTIMIZAR A ILUSTRAÇÃO DE UM CONCEITO, CONSIDERANDO QUE ESSENCIALMENTE PARA SABER DO QUE SE TRATA UM PARADOXO É PRECISO ANTES ESTAR FAMILIARIZADO COM AS PREMISSAS QUE O COMPÕEM, E NESSE CASO, TAIS PREMISSAS SERIAM ASSUNTOS DA ÁREA DE FÍSICA. É IMPORTANTE RESSALTAR O PAPEL QUE A LÓGICA EXERCERÁ NESSA PROPOSTA; NÃO SERIA FUNDAMENTALMENTE NECESSÁRIO APLICAR QUESTIONÁRIOS PARA CONTABILIZAR O NÍVEL DE ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO. PARTINDO DA PRÓPRIA DEFINIÇÃO DE PARADOXO, CONCLUÍMOS QUE OS ALUNOS SÓ CONCORDARÃO QUE O PROBLEMA APRESENTADO SE TRATA DE UM, SE TIVEREM ASSIMILADO AS BASES QUE O COMPÕEM. LOGO, AO MOSTRAR PRIMEIRO O CONCEITO, UMA CONCLUSÃO PARADOXAL SÓ SERÁ NOTADA SE OS ALUNOS TIVEREM COMPREENDIDO O CONCEITO; AO MOSTRAR PRIMEIRO O PARADOXO, PARA CONFIRMAR O MOTIVO DO RACIOCÍNIO EXPOSTO TRATAR-SE DE UM, NECESSARIAMENTE EXPLICARÍAMOS O CONCEITO E NESSE PONTO O PROCESSO TORNA-SE CÍCLICO E EM SI MESMO, MAIS EFETIVO.