O PROFESSOR COMO AGENTE PRINCIPAL DA MUDANÇA DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. SUA REALIZAÇÃO TEVE COMO INTUITO ABORDAR A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR, O SUJEITO CRIATIVO QUE ESTABELECE A FINALIDADE GLOBAL DO EXERCÍCIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVE COM REFLEXÃO A SUA FORMAÇÃO CONTINUADA CONSIDERANDO: COMPLEXIDADE DO FENÔMENO EDUCATIVO E FORMATIVO, DINÂMICA INVESTIGATIVA DO PROCESSO EDUCATIVO E ORGANIZA SUA AÇÃO CONFORME OS PILARES: APRENDER A CONHECER, APRENDER A VIVER JUNTOS, E APRENDER A SER. ASSIM, DIANTE DESSA DINÂMICA INVESTIGATIVA DO PROCESSO EDUCATIVO, É CAPAZ DE ORGANIZAR SUA AÇÃO A FIM DE ATENDER A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS SEUS ALUNOS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO QUE ATENDA ÀS EXIGÊNCIAS DO CONTEXTO NO QUAL SE ENCONTRA INSERIDO. NESSA PERSPECTIVA, O PROFESSOR DESENVOLVE, AINDA, HABILIDADES DE FORMADOR E ESTIMULADOR DO PENSAMENTO E INTELIGÊNCIA DO ALUNO. SOB A ILUMINAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO ADOTADO ATINGIMOS OS OBJETIVOS DESTA INVESTIGAÇÃO. CONSTATAMOS QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA PROPICIA MELHORIAS AO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA, QUE O PROFISSIONAL SE TORNA MOTIVADO PARA CONTINUAR APRENDENDO E MELHORANDO SUA AÇÃO DOCENTE, SOBRETUDO QUANDO ESSA FORMAÇÃO ACONTECE A PARTIR DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS E TENDO O PRÓPRIO LOCAL DE TRABALHO COMO LÓCUS ADEQUADO PARA QUE A MESMA ACONTEÇA.