O USO DE SIMULADOR PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ELETRÓLISE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61751 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5631 "inscrito_id" => 13877 "titulo" => "O USO DE SIMULADOR PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ELETRÓLISE" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA, ATUALMENTE, PRECISA SER ABORDADO COM ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE MOTIVE E QUE DESPERTE O INTERESSE DO ALUNADO. NESSE INTUITO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR, FERRAMENTA TECNOLÓGICA DISPONÍVEL NAS REDES, COMO AUXILIADOR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS E LEVANDO MELHOR VISUALIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS. NESTA PESQUISA FOI UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA-AÇÃO SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADO UM ESTUDO SOBRE USO DE SIMULADORES VIRTUAIS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO ENSINO DE ELETROLISE. COM ISSO FOI MINISTRADA UMA AULA COM O USO DO SIMULADOR “ELECTROLYSIS” PARA A TURMA DO 2° ANO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO IFRN. POR FIM OS ALUNOS RESPONDERAM UMA LISTA DE EXERCÍCIO, COM QUESTÕES DISCURSIVAS A RESPEITO DO ASSUNTO TRABALHADO. ASSIM, CONCLUI-SE QUE O USO DO SIMULADOR VIRTUAL FOI MUITO BEM ACEITO PELOS ALUNOS, POIS A SUA UTILIZAÇÃO DIMINUIU AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS, BEM COMO DINAMIZOU A AULA, TORNANDO-A MAIS ATRATIVA E MOTIVADORA, DESTE MODO, O USO DESSE DISPOSITIVO É UM GRANDE ALIADO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "QUÍMICA, SIMULADORES, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID13877_03102019195831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SUELÂNIO ALVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "SUELÂNIO ALVES " "autor_email" => "suelanio.alves26@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61751 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5631 "inscrito_id" => 13877 "titulo" => "O USO DE SIMULADOR PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ELETRÓLISE" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA, ATUALMENTE, PRECISA SER ABORDADO COM ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE MOTIVE E QUE DESPERTE O INTERESSE DO ALUNADO. NESSE INTUITO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR, FERRAMENTA TECNOLÓGICA DISPONÍVEL NAS REDES, COMO AUXILIADOR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS E LEVANDO MELHOR VISUALIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS. NESTA PESQUISA FOI UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA-AÇÃO SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADO UM ESTUDO SOBRE USO DE SIMULADORES VIRTUAIS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO ENSINO DE ELETROLISE. COM ISSO FOI MINISTRADA UMA AULA COM O USO DO SIMULADOR “ELECTROLYSIS” PARA A TURMA DO 2° ANO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO IFRN. POR FIM OS ALUNOS RESPONDERAM UMA LISTA DE EXERCÍCIO, COM QUESTÕES DISCURSIVAS A RESPEITO DO ASSUNTO TRABALHADO. ASSIM, CONCLUI-SE QUE O USO DO SIMULADOR VIRTUAL FOI MUITO BEM ACEITO PELOS ALUNOS, POIS A SUA UTILIZAÇÃO DIMINUIU AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS, BEM COMO DINAMIZOU A AULA, TORNANDO-A MAIS ATRATIVA E MOTIVADORA, DESTE MODO, O USO DESSE DISPOSITIVO É UM GRANDE ALIADO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "QUÍMICA, SIMULADORES, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID13877_03102019195831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SUELÂNIO ALVES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "SUELÂNIO ALVES " "autor_email" => "suelanio.alves26@gmail.co" "autor_ies" => "IFRN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }