O ENSINO DE QUÍMICA, ATUALMENTE, PRECISA SER ABORDADO COM ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE MOTIVE E QUE DESPERTE O INTERESSE DO ALUNADO. NESSE INTUITO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO, A UTILIZAÇÃO DE UM SIMULADOR, FERRAMENTA TECNOLÓGICA DISPONÍVEL NAS REDES, COMO AUXILIADOR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS E LEVANDO MELHOR VISUALIZAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DE CONCEITOS. NESTA PESQUISA FOI UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA-AÇÃO SOB UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL FOI REALIZADO UM ESTUDO SOBRE USO DE SIMULADORES VIRTUAIS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO ENSINO DE ELETROLISE. COM ISSO FOI MINISTRADA UMA AULA COM O USO DO SIMULADOR “ELECTROLYSIS” PARA A TURMA DO 2° ANO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA DO IFRN. POR FIM OS ALUNOS RESPONDERAM UMA LISTA DE EXERCÍCIO, COM QUESTÕES DISCURSIVAS A RESPEITO DO ASSUNTO TRABALHADO. ASSIM, CONCLUI-SE QUE O USO DO SIMULADOR VIRTUAL FOI MUITO BEM ACEITO PELOS ALUNOS, POIS A SUA UTILIZAÇÃO DIMINUIU AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS, BEM COMO DINAMIZOU A AULA, TORNANDO-A MAIS ATRATIVA E MOTIVADORA, DESTE MODO, O USO DESSE DISPOSITIVO É UM GRANDE ALIADO AO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA.