A MANEIRA DE ENSINO TRADICIONAL AINDA TEM SIDO MUITO USADA POR VÁRIOS PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A ROTINA EDUCACIONAL SE MOSTRA EXPRESSADA A PARTIR DO PERFIL DO PROFESSOR QUE ESCOLHE A MELHOR FORMA DE PASSAR AOS SEUS ALUNOS OS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA. CONSIDERANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS, É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA MUDANÇA NA MANEIRA DE CONDUZIR O TRABALHO PEDAGÓGICO. O USO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO CONTRIBUI PARA AULAS DINÂMICAS E DIVERTIDAS, TRAZENDO TAMBÉM OS SABERES DOS ALUNOS PARA O ÂMBITO ESCOLAR, POR SER UM MECANISMO DE FÁCIL ACESSO E DE UMA GRANDE ACEITAÇÃO, INTRODUZIR A MÚSICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA TORNA-SE EFICAZ NÃO SÓ POR SER ATRATIVA, MAS TAMBÉM PELAS POSSIBILIDADES DE SER EXPLORADO DE DIFERENTES FORMAS. O RAP É UM DOS ELEMENTOS QUE INTEGRAM A CULTURA HIP HOP, MOVIMENTO QUE SURGIU NO INÍCIO DOS ANOS 70 EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DE NOVA YORK, CRIADO POR JOVENS NEGROS E IMIGRANTES. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RAP COMO UMA PROPOSTA PARA CORRELACIONAR CONTEÚDOS DE PROTISTAS DA DISCIPLINA BIOLOGIA, E ARTICULAR DIFERENTES SABERES A CERCA DO TEMA. A PRÁTICA EM QUESTÃO FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE ITAPETINGA BAHIA, EM UMA TURMA DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO, ONDE 31 ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA ATIVIDADE. COM O PRESENTE TRABALHO FOI POSSÍVEL ENTENDER QUE A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA FOI EXTREMAMENTE SIGNIFICANTE, POIS SE TRATA DE UM RECURSO COM CARÁTER LÚDICO INSTIGADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.