ESTE ARTIGO VISA COMPREENDER O PAPEL DO PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, DESTACANDO ASSIM SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL DO EDUCANDO. SENDO A ESCOLA SEU AMBIENTE DE TRABALHO, DESTACA-SE TAMBÉM ESSA COMO O PRINCIPAL RECURSO A SER UTILIZADO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CIDADÃO. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR O PAPEL DESSE EDUCADOR DENTRO DA SALA DE AULA, E COMO ISSO AFETA O AMBIENTE EXTERNO EM QUE VIVEMOS, BUSCANDO COMPREENDER ASSIM SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER ESSE TRABALHO DE QUALIDADE. PARA ATENDER AOS OBJETIVOS DO PRESENTE ARTIGO FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO AUTORES E MATERIAIS QUE PUDESSEM TRAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO. COMO RESULTADOS, PERCEBEM-SE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NÃO SÓ COMO TRANSMISSOR DE CONTEÚDOS DIDÁTICOS, MAS COMO AGENTE TRANSFORMADOR DE UMA SOCIEDADE, COM PAPEL POLÍTICO E SOCIAL A SER CUMPRIDO E EXERCIDO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.