A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA, DE CINCO PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA EMEB PROFESSORA EVÂNIA RODRIGUES DA SILVA, RONDONÓPOLIS, MT. O PROJETO “LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA” SE CONSTITUI EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS-MT, A SER DESENVOLVIDA EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES QUE ATENDEM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO FOMENTA PRÁTICAS DE LEITURAS DIÁRIAS NO ÂMBITO ESCOLAR, ENVOLVENDO A FAMÍLIA DE CADA CRIANÇA, UTILIZANDO-SE DE UM ACERVO LITERÁRIO QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA CADA ALUNO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. COMPREENDE-SE QUE É FUNÇÃO PRIMORDIAL DA ESCOLA OPORTUNIZAR A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INCENTIVADORAS AO ATO DE LER. O PROJETO OBJETIVA DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA DESDE OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE, DE MANEIRA QUE ESTA DEIXE DE SER UMA ATIVIDADE MONÓTONA E SE CONSTITUA EM ATIVIDADES PRAZEROSAS, QUE FAVOREÇA O ACESSO AOS CONHECIMENTOS CULTURAIS, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E O ENTRETENIMENTO, E POSSIBILITE, AINDA, O ENVOLVIMENTO FAMILIAR POR MEIO DAS OBRAS LITERÁRIAS QUE COMPÕE AS SACOLAS E SERÃO DISPONIBILIZADAS A CADA UM DOS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. A ESCOLA SEMPRE MOTIVOU E PRIORIZOU O TRABALHO COM AS PRATICAS DE LEITURA E A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DESSE PROJETO, COMEÇAMOS A PERCEBER OS AVANÇOS AINDA MAIORES NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO QUE TANGE A COMPREENSÃO DE QUE A LEITURA NÃO É APENAS A DECODIFICAÇÃO DE SÍMBOLOS, MAS A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO QUE SE LÊ COM OUTROS CONHECIMENTOS ACUMULADOS PARA MELHORIA DO SEU DESEMPENHO ESCOLAR, DE SUA CRITICIDADE SOBRE O MUNDO E ASSIM PERCEBAM A RIQUEZA PRESENTE NA LEITURA.