Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE LEITURAS ALUSIVAS AO PROJETO: PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62131
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1513
    "inscrito_id" => 4617
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURAS ALUSIVAS AO PROJETO: PARA ALÉM DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA RELATAR  EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO  DE LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA,  DE CINCO PROFESSORAS  DOS ANOS INICIAIS DA EMEB PROFESSORA EVÂNIA RODRIGUES DA SILVA, RONDONÓPOLIS, MT. O PROJETO “LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA” SE CONSTITUI EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS-MT, A SER DESENVOLVIDA EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES QUE ATENDEM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO FOMENTA PRÁTICAS DE LEITURAS DIÁRIAS NO ÂMBITO ESCOLAR, ENVOLVENDO A FAMÍLIA DE CADA CRIANÇA, UTILIZANDO-SE DE UM ACERVO LITERÁRIO QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA CADA ALUNO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. COMPREENDE-SE QUE É FUNÇÃO PRIMORDIAL DA ESCOLA OPORTUNIZAR A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INCENTIVADORAS AO ATO DE LER. O PROJETO OBJETIVA DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA DESDE OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE, DE MANEIRA QUE ESTA DEIXE DE SER UMA ATIVIDADE MONÓTONA  E SE CONSTITUA EM ATIVIDADES PRAZEROSAS, QUE FAVOREÇA O ACESSO AOS CONHECIMENTOS CULTURAIS, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E O ENTRETENIMENTO, E POSSIBILITE, AINDA, O ENVOLVIMENTO FAMILIAR POR MEIO DAS OBRAS LITERÁRIAS QUE COMPÕE AS SACOLAS E SERÃO DISPONIBILIZADAS A CADA UM DOS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. A ESCOLA SEMPRE MOTIVOU E PRIORIZOU O TRABALHO COM AS PRATICAS DE LEITURA E A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DESSE PROJETO, COMEÇAMOS A PERCEBER OS AVANÇOS AINDA MAIORES NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO QUE TANGE A COMPREENSÃO DE QUE A LEITURA NÃO É APENAS A DECODIFICAÇÃO DE SÍMBOLOS, MAS A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO QUE SE LÊ COM OUTROS CONHECIMENTOS ACUMULADOS PARA MELHORIA DO SEU DESEMPENHO ESCOLAR, DE SUA CRITICIDADE SOBRE O MUNDO E ASSIM PERCEBAM A RIQUEZA PRESENTE NA LEITURA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID4617_14082019122937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA DALVA DE OLIVEIRA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA DALVA"
    "autor_email" => "aninhabandeira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62131
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1513
    "inscrito_id" => 4617
    "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURAS ALUSIVAS AO PROJETO: PARA ALÉM DA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA RELATAR  EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO  DE LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA,  DE CINCO PROFESSORAS  DOS ANOS INICIAIS DA EMEB PROFESSORA EVÂNIA RODRIGUES DA SILVA, RONDONÓPOLIS, MT. O PROJETO “LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA” SE CONSTITUI EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS-MT, A SER DESENVOLVIDA EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES QUE ATENDEM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO FOMENTA PRÁTICAS DE LEITURAS DIÁRIAS NO ÂMBITO ESCOLAR, ENVOLVENDO A FAMÍLIA DE CADA CRIANÇA, UTILIZANDO-SE DE UM ACERVO LITERÁRIO QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA CADA ALUNO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. COMPREENDE-SE QUE É FUNÇÃO PRIMORDIAL DA ESCOLA OPORTUNIZAR A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INCENTIVADORAS AO ATO DE LER. O PROJETO OBJETIVA DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA DESDE OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE, DE MANEIRA QUE ESTA DEIXE DE SER UMA ATIVIDADE MONÓTONA  E SE CONSTITUA EM ATIVIDADES PRAZEROSAS, QUE FAVOREÇA O ACESSO AOS CONHECIMENTOS CULTURAIS, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E O ENTRETENIMENTO, E POSSIBILITE, AINDA, O ENVOLVIMENTO FAMILIAR POR MEIO DAS OBRAS LITERÁRIAS QUE COMPÕE AS SACOLAS E SERÃO DISPONIBILIZADAS A CADA UM DOS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. A ESCOLA SEMPRE MOTIVOU E PRIORIZOU O TRABALHO COM AS PRATICAS DE LEITURA E A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DESSE PROJETO, COMEÇAMOS A PERCEBER OS AVANÇOS AINDA MAIORES NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO QUE TANGE A COMPREENSÃO DE QUE A LEITURA NÃO É APENAS A DECODIFICAÇÃO DE SÍMBOLOS, MAS A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO QUE SE LÊ COM OUTROS CONHECIMENTOS ACUMULADOS PARA MELHORIA DO SEU DESEMPENHO ESCOLAR, DE SUA CRITICIDADE SOBRE O MUNDO E ASSIM PERCEBAM A RIQUEZA PRESENTE NA LEITURA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID4617_14082019122937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA DALVA DE OLIVEIRA BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA DALVA"
    "autor_email" => "aninhabandeira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA, DE CINCO PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA EMEB PROFESSORA EVÂNIA RODRIGUES DA SILVA, RONDONÓPOLIS, MT. O PROJETO “LEITURA PARA ALÉM DA SALA DE AULA” SE CONSTITUI EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS-MT, A SER DESENVOLVIDA EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES QUE ATENDEM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO FOMENTA PRÁTICAS DE LEITURAS DIÁRIAS NO ÂMBITO ESCOLAR, ENVOLVENDO A FAMÍLIA DE CADA CRIANÇA, UTILIZANDO-SE DE UM ACERVO LITERÁRIO QUE FOI DISPONIBILIZADO PARA CADA ALUNO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. COMPREENDE-SE QUE É FUNÇÃO PRIMORDIAL DA ESCOLA OPORTUNIZAR A FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS E INCENTIVADORAS AO ATO DE LER. O PROJETO OBJETIVA DESPERTAR NOS ALUNOS O GOSTO PELA LEITURA DESDE OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIDADE, DE MANEIRA QUE ESTA DEIXE DE SER UMA ATIVIDADE MONÓTONA E SE CONSTITUA EM ATIVIDADES PRAZEROSAS, QUE FAVOREÇA O ACESSO AOS CONHECIMENTOS CULTURAIS, A TROCA DE EXPERIÊNCIAS E O ENTRETENIMENTO, E POSSIBILITE, AINDA, O ENVOLVIMENTO FAMILIAR POR MEIO DAS OBRAS LITERÁRIAS QUE COMPÕE AS SACOLAS E SERÃO DISPONIBILIZADAS A CADA UM DOS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. A ESCOLA SEMPRE MOTIVOU E PRIORIZOU O TRABALHO COM AS PRATICAS DE LEITURA E A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DESSE PROJETO, COMEÇAMOS A PERCEBER OS AVANÇOS AINDA MAIORES NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NO QUE TANGE A COMPREENSÃO DE QUE A LEITURA NÃO É APENAS A DECODIFICAÇÃO DE SÍMBOLOS, MAS A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO DO QUE SE LÊ COM OUTROS CONHECIMENTOS ACUMULADOS PARA MELHORIA DO SEU DESEMPENHO ESCOLAR, DE SUA CRITICIDADE SOBRE O MUNDO E ASSIM PERCEBAM A RIQUEZA PRESENTE NA LEITURA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.