Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CALCULADORA NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA – PE

Palavra-chaves: CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

É NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. QUANDO SE REFERE À TECNOLOGIA, O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONSTITUI O CENTRO DA QUESTÃO DESTA PESQUISA, PELOS IMPACTOS QUE A MESMA VEM ATINGINDO NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, EXIGINDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS, TAIS COMO: INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES LIDAR COM AS MÁQUINAS. DIANTE DESTA REALIDADE EDUCACIONAL, INVESTIGAMOS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA - PE EM RELAÇÃO AO USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA. ELABORAMOS, APLICAMOS E ANALISAMOS UM QUESTIONÁRIO COM UM GRUPO DE VINTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA (MUNICIPAL E ESTADUAL), EM QUE TENTAMOS TRAÇAR UM PERFIL DOCENTE E INVESTIGAR AS OPINIÕES DOS DOCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO, FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES INDICARAM QUE APESAR DE 75% DOS SUJEITOS AFIRMAREM UTILIZAR ESTE INSTRUMENTO EM SUAS AULAS E 85% CONCORDAREM QUE ELA INFLUENCIA POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM, 90% SÃO DE OPINIÃO QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR A CALCULADORA, EFETIVAMENTE, COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS.

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