A CALCULADORA NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA – PE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58084 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5001 "inscrito_id" => 11307 "titulo" => """ A CALCULADORA NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE\r\n PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA – PE """ "resumo" => """ É NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. QUANDO SE REFERE À\r\n TECNOLOGIA, O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL CONSTITUI O CENTRO DA QUESTÃO DESTA PESQUISA, PELOS IMPACTOS QUE A MESMA VEM ATINGINDO\r\n NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, EXIGINDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS, TAIS COMO: INVESTIGAÇÃO E\r\n COMPREENSÃO; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES\r\n LIDAR COM AS MÁQUINAS. DIANTE DESTA REALIDADE EDUCACIONAL, INVESTIGAMOS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE\r\n MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA - PE EM RELAÇÃO AO USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA. ELABORAMOS,\r\n APLICAMOS E ANALISAMOS UM QUESTIONÁRIO COM UM GRUPO DE VINTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA\r\n (MUNICIPAL E ESTADUAL), EM QUE TENTAMOS TRAÇAR UM PERFIL DOCENTE E INVESTIGAR AS OPINIÕES DOS DOCENTES\r\n SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO, FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO\r\n PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES INDICARAM QUE APESAR DE 75% DOS SUJEITOS\r\n AFIRMAREM UTILIZAR ESTE INSTRUMENTO EM SUAS AULAS E 85% CONCORDAREM QUE ELA INFLUENCIA\r\n POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM, 90% SÃO DE OPINIÃO QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR A CALCULADORA,\r\n EFETIVAMENTE, COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11307_29092019183459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANILTON VICENTE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JANILTON FERREIRA" "autor_email" => "jvfsertania@gmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58084 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5001 "inscrito_id" => 11307 "titulo" => """ A CALCULADORA NA SALA DE AULA: CONCEPÇÕES DE\r\n PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA – PE """ "resumo" => """ É NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E TECNOLOGIA. QUANDO SE REFERE À\r\n TECNOLOGIA, O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS QUATRO ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL CONSTITUI O CENTRO DA QUESTÃO DESTA PESQUISA, PELOS IMPACTOS QUE A MESMA VEM ATINGINDO\r\n NA VIDA DE CADA INDIVÍDUO, EXIGINDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS, TAIS COMO: INVESTIGAÇÃO E\r\n COMPREENSÃO; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO; CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL, QUE VÃO ALÉM DO SIMPLES\r\n LIDAR COM AS MÁQUINAS. DIANTE DESTA REALIDADE EDUCACIONAL, INVESTIGAMOS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE\r\n MATEMÁTICA DA CIDADE DE SERTÂNIA - PE EM RELAÇÃO AO USO DA CALCULADORA NA SALA DE AULA. ELABORAMOS,\r\n APLICAMOS E ANALISAMOS UM QUESTIONÁRIO COM UM GRUPO DE VINTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA\r\n (MUNICIPAL E ESTADUAL), EM QUE TENTAMOS TRAÇAR UM PERFIL DOCENTE E INVESTIGAR AS OPINIÕES DOS DOCENTES\r\n SOBRE A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO, FERRAMENTA E INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO NO\r\n PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS DAS ANÁLISES INDICARAM QUE APESAR DE 75% DOS SUJEITOS\r\n AFIRMAREM UTILIZAR ESTE INSTRUMENTO EM SUAS AULAS E 85% CONCORDAREM QUE ELA INFLUENCIA\r\n POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM, 90% SÃO DE OPINIÃO QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA USAR A CALCULADORA,\r\n EFETIVAMENTE, COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA EXPLORAR CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID11307_29092019183459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANILTON VICENTE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JANILTON FERREIRA" "autor_email" => "jvfsertania@gmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }