ESTE ARTIGO RELATA A EXPERIÊNCIA DE SE TRABALHAR A LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL E COMO DISCIPLINA INTEGRADORA: LÍNGUA PORTUGUESA EM CARÁTER MULTIDISCIPLINAR COM INTERDISCIPLINARIDADE NAS DEMAIS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO. O OBJETIVO DO PROJETO FOI OPORTUNIZAR AOS ALUNOS A LEITURA DE VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA QUE ELES DESENVOLVESSEM O PRAZER, E A LEITURA DIÁRIA EMPREGANDO-A NA ESCRITA, TORNANDO-OS LEITORES CRÍTICOS. UTILIZOU-SE CONTOS DE FADAS CLÁSSICOS COMO BRANCA DE NEVE (GRIMM, 2012), CHAPEUZINHO VERMELHO (PERRAULT, 2007) PEQUENO PRÍNCIPE (SAINT-EXUPERY, 2005). OS ALUNOS ADAPTARAM AS HISTÓRIAS PARA OS DIAS ATUAIS E/OU RECRIARAM ESCREVENDO FINAIS DIFERENTES PARA O TEXTO ORIGINAL. A PESQUISA FOI REALIZADA SOB AS ÓTICAS DE AUTORES COMO: FREIRE (1997, 1998), MARTINS (2006), PEREIRA (2006), ENTRE OUTROS. ESTE PROJETO PODE RESGATAR O HÁBITO DA LEITURA E DA ESCRITA, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO – LEITOR - ESCRITOR, INSERINDO-O NO MUNDO ATUAL COMO SUJEITO ATIVO DE SUA CULTURA E SUA HISTÓRIA.