RESUMO
O PRESENTE ESTUDO TRAZ UM BREVE RELATO DE UMA CRIANÇA POR NOME DAVI LUCCA, INCLUSO EM UMA TURMA
DE QUATRO ANOS DE IDADE EM UMA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA,
NO ES, A QUAL LECIONO HÁ 4 ANOS. É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DESENVOLVIDA POR UM ESTUDO
DE CASO. OBJETIVA-SE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A NECESSIDADE DE ARTICULAR AÇÕES COMPARTILHADAS ENTRE
EDUCAÇÃO E SAÚDE NO ATENDIMENTO A CRIANÇA, COMO É O CASO DE DAVI LUCCA DEFICIENTE FÍSICO COM
TRAQUEOSTOMIA. OS DADOS AVALIADOS TOMAM POR BASE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES ARTICULANDO EDUCAÇÃO E SAÚDE, E ANALISAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ACORDO COM A NECESSIDADE
DA CRIANÇA. CONCLUI-SE QUE DIANTE DA DEFICIÊNCIA FÍSICA EM USO DE TRAQUEOSTOMIA, É IMPORTANTE A
CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE EM AÇÃO COMPARTILHADA, QUANTO AOS CUIDADOS DISTINTOS QUE A
CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA REQUER NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARA MELHOR ATENDER A CRIANÇA EM SUA
INTEGRALIDADE E OFERECER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE.