O ALTO NÍVEL DE VIOLÊNCIA TEM AFETADO RELAÇÕES E FORMAS DE COMUNICAÇÃO HUMANAS, ATINGINDO O AMBIENTE ESCOLAR E FORMATIVO. ELA TEM SIDO REPRESENTADA NAS MAIS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, PARTICULARMENTE, O CINEMA. EM VISTA DISSO, PROCUROU-SE SABER COMO FUTUROS PEDAGOGOS CONCEBEM A VIOLÊNCIA A PARTIR DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA. A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO, A PARTIR DA EXIBIÇÃO DO FILME JOGOS VORAZES, REFLETIR SOBRE QUESTÕES COMO A INSENSIBILIDADE SOCIAL, A REAÇÃO DE EDUCADORES FRENTE A CENAS QUE TRATAM O SOFRIMENTO DO OUTRO COMO ENTRETENIMENTO E SUA VISÃO SOBRE A VIOLÊNCIA. PARA TANTO A METODOLOGIA FOI PAUTADA EM SAMPIRRE E BARDIN. PRIMEIRAMENTE FORAM REALIZADOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS PELOS PESQUISADORES. EM SEGUIDA FOI EXIBIDO O FILME PARA UMA TURMA DO 5O PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), SENDO APLICADO AO FINAL UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR VINTE E DUAS PESSOAS. OS DADOS INDICARAM QUE A MAIOR PARTE CONCEITUA A VIOLÊNCIA APENAS COMO: FÍSICA, VERBAL E PSICOLÓGICA. AO RELACIONAR A VIOLÊNCIA E O FILME VIU-SE QUE AS CENAS QUE MAIS CHAMAM A ATENÇÃO SÃO AS DE VIOLÊNCIA FÍSICA, PORÉM QUANDO QUESTIONADO SE EXISTEM ELEMENTOS LIGADOS A REALIDADE, A GRANDE MAIORIA ELENCOU AS CENAS DE VIOLÊNCIA ESTRUTURAL. PORTANTO, OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O PUBLICO PESQUISADO ESTÁ MAIS PROPENSO À SENSIBILIDADE QUANDO SE TRATA DE VIOLÊNCIA FÍSICA EM DESPEITO DE OUTROS TIPOS, ALÉM DISSO, APESAR DE SER CITADA COMO ELEMENTO VISTO NA REALIDADE, A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NÃO É LEMBRADA QUANDO SE TRATA DE CONCEITUAÇÃO OU INCOMODO PESSOAL.