Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FEMININO E A PESQUISA CIENTÍFICA: O CASO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE UMA IES PARTICULAR DE FORTALEZA(CE)

Palavra-chaves: MULHER, PESQUISA, CIÊNCIA. Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

INTRODUÇÃO: COM A EXPANSÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO E SEU ACESSO À EDUCAÇÃO, MUITAS CONQUISTAS E PORTAS FORAM SE ABRINDO E MUITAS BARREIRAS FORAM ROMPIDAS. EMBORA A MULHER AINDA TENHA POUCA VISIBILIDADE PARA A CIÊNCIA, ELAS ESTÃO CRESCENDO E CONTRIBUINDO NA PRODUÇÃO DE SABERES. OBJETIVO: DESCREVER A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO PICT. METODOLOGIA: FOI REALIZADA, EM 2019.1, UMA PESQUISA LONGITUDINAL, EXPLORATÓRIA DO TIPO DOCUMENTAL COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. DESENVOLVIMENTO: AINDA RESTAM MUITOS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS E MUITO A SE ALCANÇAR, MAS É PRECISO ELIMINAR AS DIFICULDADES E DIMINUIR A DESIGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É FUNDAMENTAL QUE A SOCIEDADE RECONHEÇA QUE A MULHER É CAPAZ DE OCUPAR ESPAÇOS QUE HOJE OS HOMENS OCUPAM. PARA AUXILIAR NESTA JORNADA, FAZ-SE NECESSÁRIO QUEBRAR AS BARREIRAS EXISTENTES PARA PODERMOS ALCANÇAR A EQUIDADE DE GÊNERO E O RECONHECIMENTO DO TRABALHO FEMININO, VISTO QUE A DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER É ALGO ENRAIZADO EM NOSSA SOCIEDADE E IMPOSSIBILITA OS AVANÇOS FEMININOS NOS CAMPOS CIENTÍFICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.