Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SAPONIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PRÁTICO-SUSTENTÁVEL PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: REUTILIZAÇÃO, , SAPONIFICAÇÃO, , ENSINO APRENDIZAGEM. Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58799
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4648
    "inscrito_id" => 14305
    "titulo" => "A SAPONIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PRÁTICO-SUSTENTÁVEL PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      UM DOS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA SOCIEDADE É A QUESTÃO AMBIENTAL. O CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS E\r\n
      ANIMAIS NO COTIDIANO LEVA AO DESCARTE INADEQUADO A NATUREZA RESULTANDO EM IMPACTOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE. A FALTA DE CONSCIÊNCIA HUMANA É UM FATOR DETERMINANTE QUE LEVA A PROBLEMAS COMO A ALTA PRODUÇÃO DE LIXO E, CONSEQUENTEMENTE, A IMPACTOS\r\n
      AMBIENTAIS DIVERSOS, POIS SABE-SE QUE A MAIORIA DOS PAÍSES, ATUALMENTE, ADOTARAM UMA DOUTRINA CAPITALISTA NAS PRÁTICAS DE CONSUMO SEM CONTROLE. A PARTIR DESSA REALIDADE, NASCE IDEIAS PARA A REDUÇÃO DOS RESULTADOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE, COMO A REUTILIZAÇÃO DE ÓLEOS DE COZINHA, ATUALMENTE BASTANTE DISCUTIDO PARA OTIMIZAÇÃO DESTE PRODUTO. A PESQUISA FOI REALIZADA, NA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA ONDE INCLINOU-SE PARA UMA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO, OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPORCIONAR EXPERIMENTOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS ANALISADOS CONFORME O PRESSUPOSTO DESTE TRABALHO DE PESQUISA CORROBORA PARA DEMONSTRAÇÕES DE FATOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, CIENTIFICO PRÁTICO, INSERIDOS NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS EM UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E MOTIVADORA. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESTE PROJETO FACILITOU A LEITURA DA QUÍMICA DE FORMA, PROVEITOSA E EFICAZ NA APLICABILIDADE DIÁRIA, COMPREENDENDO OS FENÔMENOS FÍSICOS/QUÍMICOS NA CONFECÇÃO DE PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS. DIANTE DESTA PROPOSTA, NOTOU-SE QUE A VIDA DIÁRIA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO APRENDA A ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA COMPREENSÃO DE INSTRUMENTOS PARA A MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE\r\n
      VIDA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "REUTILIZAÇÃO,, SAPONIFICAÇÃO,, ENSINO APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID14305_26092019210412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES"
    "autor_nome_curto" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES"
    "autor_email" => "cleverton_1174@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58799
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4648
    "inscrito_id" => 14305
    "titulo" => "A SAPONIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PRÁTICO-SUSTENTÁVEL PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      UM DOS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA SOCIEDADE É A QUESTÃO AMBIENTAL. O CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS E\r\n
      ANIMAIS NO COTIDIANO LEVA AO DESCARTE INADEQUADO A NATUREZA RESULTANDO EM IMPACTOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE. A FALTA DE CONSCIÊNCIA HUMANA É UM FATOR DETERMINANTE QUE LEVA A PROBLEMAS COMO A ALTA PRODUÇÃO DE LIXO E, CONSEQUENTEMENTE, A IMPACTOS\r\n
      AMBIENTAIS DIVERSOS, POIS SABE-SE QUE A MAIORIA DOS PAÍSES, ATUALMENTE, ADOTARAM UMA DOUTRINA CAPITALISTA NAS PRÁTICAS DE CONSUMO SEM CONTROLE. A PARTIR DESSA REALIDADE, NASCE IDEIAS PARA A REDUÇÃO DOS RESULTADOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE, COMO A REUTILIZAÇÃO DE ÓLEOS DE COZINHA, ATUALMENTE BASTANTE DISCUTIDO PARA OTIMIZAÇÃO DESTE PRODUTO. A PESQUISA FOI REALIZADA, NA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA ONDE INCLINOU-SE PARA UMA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO, OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPORCIONAR EXPERIMENTOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS ANALISADOS CONFORME O PRESSUPOSTO DESTE TRABALHO DE PESQUISA CORROBORA PARA DEMONSTRAÇÕES DE FATOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, CIENTIFICO PRÁTICO, INSERIDOS NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS EM UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E MOTIVADORA. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESTE PROJETO FACILITOU A LEITURA DA QUÍMICA DE FORMA, PROVEITOSA E EFICAZ NA APLICABILIDADE DIÁRIA, COMPREENDENDO OS FENÔMENOS FÍSICOS/QUÍMICOS NA CONFECÇÃO DE PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS. DIANTE DESTA PROPOSTA, NOTOU-SE QUE A VIDA DIÁRIA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO APRENDA A ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA COMPREENSÃO DE INSTRUMENTOS PARA A MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE\r\n
      VIDA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "REUTILIZAÇÃO,, SAPONIFICAÇÃO,, ENSINO APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID14305_26092019210412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES"
    "autor_nome_curto" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES"
    "autor_email" => "cleverton_1174@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

UM DOS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA SOCIEDADE É A QUESTÃO AMBIENTAL. O CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS E ANIMAIS NO COTIDIANO LEVA AO DESCARTE INADEQUADO A NATUREZA RESULTANDO EM IMPACTOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE. A FALTA DE CONSCIÊNCIA HUMANA É UM FATOR DETERMINANTE QUE LEVA A PROBLEMAS COMO A ALTA PRODUÇÃO DE LIXO E, CONSEQUENTEMENTE, A IMPACTOS AMBIENTAIS DIVERSOS, POIS SABE-SE QUE A MAIORIA DOS PAÍSES, ATUALMENTE, ADOTARAM UMA DOUTRINA CAPITALISTA NAS PRÁTICAS DE CONSUMO SEM CONTROLE. A PARTIR DESSA REALIDADE, NASCE IDEIAS PARA A REDUÇÃO DOS RESULTADOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE, COMO A REUTILIZAÇÃO DE ÓLEOS DE COZINHA, ATUALMENTE BASTANTE DISCUTIDO PARA OTIMIZAÇÃO DESTE PRODUTO. A PESQUISA FOI REALIZADA, NA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA ONDE INCLINOU-SE PARA UMA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO, OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPORCIONAR EXPERIMENTOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS ANALISADOS CONFORME O PRESSUPOSTO DESTE TRABALHO DE PESQUISA CORROBORA PARA DEMONSTRAÇÕES DE FATOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, CIENTIFICO PRÁTICO, INSERIDOS NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS EM UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E MOTIVADORA. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESTE PROJETO FACILITOU A LEITURA DA QUÍMICA DE FORMA, PROVEITOSA E EFICAZ NA APLICABILIDADE DIÁRIA, COMPREENDENDO OS FENÔMENOS FÍSICOS/QUÍMICOS NA CONFECÇÃO DE PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS. DIANTE DESTA PROPOSTA, NOTOU-SE QUE A VIDA DIÁRIA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO APRENDA A ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA COMPREENSÃO DE INSTRUMENTOS PARA A MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE VIDA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.