SILVA, Fernanda Barbosa Da. A práxis no estágio supervisionado iv em educação infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58724>. Acesso em: 23/12/2024 05:23
ESTE ARTIGO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV EM EDUCAÇÃO INFANTIL. O ESTÁGIO FOI REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, PB. A INTERVENÇÃO COMO DOCENTE ESTAGIÁRIA OCORREU EM UMA TURMA DO PRÉ-ESCOLAR II, NO TURNO DA TARDE. O OBJETO DE ANÁLISE DIZ RESPEITO AO PERÍODO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, FORAM 8 DIAS DE ESTÁGIO TOTALIZANDO 32 HORAS, NO PERÍODO DE SETEMBRO A OUTUBRO DE 2018. PARA ANALISAR A EXPERIÊNCIA BUSCO APOIO BIBLIOGRÁFICO EM DOCUMENTOS COMO AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 2010); BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BRASIL, 2017), BARBOSA E HORN (2008), FRAGELLI E CARDOSO (2011). EM LINHAS GERAIS, A EXPERIÊNCIA ME FEZ COMPREENDER QUE O ESTÁGIO É UMA OPORTUNIDADE ENRIQUECEDORA PARA QUE POSSAMOS VIVER A PRÁXIS, PARA REAVALIARMOS NOSSAS CONCEPÇÕES ACERCA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS CRIANÇAS, POIS ME OPORTUNIZOU REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E SOBRE A POTÊNCIA E CAPACIDADE DAS CRIANÇAS, POR FIM, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS, POIS ESTA METODOLOGIA POSSIBILITA UM PROTAGONISMO MAIOR DAS CRIANÇAS, POSSIBILITANDO EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS BASTANTE SIGNIFICATIVAS AS MESMAS.