ESTA PESQUISA PRETENDE APRESENTAR OS AVANÇOS NOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO PRESENCIAL PARA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. COMO OS PROFESSORES DO ENSINO PRESENCIAL, APÓS O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ESTÃO ATUANDO EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA EAD? ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) PRIVADA DO ESTADO DE ALAGOAS, EM PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, A PESQUISA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E QUALITATIVA, TEM COMO METODOLOGIA DE ABORDAGEM O RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE PODE CONTRIBUIR, ATRAVÉS DA FALA DOS SUJEITOS, PARA RESPONDER AO QUESTIONAMENTO PRINCIPAL DA PESQUISA. FORAM SELECIONADOS COMO PARTICIPANTES DESSA INVESTIGAÇÃO PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS JÁ ATUANTES NA IES QUE IRIAM ATUAR NOS CURSOS EAD DA INSTITUIÇÃO. O TOTAL DE PROFESSORES PARTICIPANTES FORAM 6, ATUANTES NAS DISCIPLINAS DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO TECNOLÓGICO EM LOGÍSTICA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO, CAPACITAÇÃO E APRENDIZAGENS CONTÍNUAS PARA OS PROFISSIONAIS ATUAREM NA DOCÊNCIA ONLINE, O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A DISTÂNCIA DEVE TER SUA CONCEPÇÃO COMPREENDIDA POR TODOS OS ÓRGÃOS COLEGIADOS DA INSTITUIÇÃO, PARA QUE SEJA POSSÍVEL A LEGITIMAÇÃO DE TODO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO JUNTO AOS COLABORADORES.