O RELATO DO SABER MATEMÁTICO DURANTE A SUA EVOLUÇÃO NA HISTÓRIA E SEUS FATORES CONTRIBUTIVOS SÃO FUNDAMENTAIS NA ABORDAGEM E EXPLORAÇÃO DO SURGIMENTO DO CONHECIMENTO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA. MEDIANTE ISSO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO COMO ABORDAGEM NOS CONTEÚDOS CURRICULARES NAS SALAS DE AULA. ELABORADO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ESTE ESTUDO EXPLORA OS FATORES QUE CONTRIBUÍRAM COM A EVOLUÇÃO DA MATEMÁTICA EM TODAS AS PRINCIPAIS SOCIEDADES, DESDE OS PRIMÓRDIOS ATÉ A CONTEMPORANEIDADE, ONDE AS FONTES HISTÓRICAS CONTEXTUALIZAM A VIVÊNCIA DAS CIVILIZAÇÕES E SUA RELAÇÃO COM OS PROBLEMAS E QUESTÕES DO COTIDIANO. COMO RESULTADO DA PESQUISA, A NECESSIDADE SOBRE A REFLEXÃO ACERCA DA INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS SALAS DE AULA DEVE SER RELEVANTE, POIS TAL CONHECIMENTO REMETE O ALUNO A UMA VISÃO DE MUNDO MAIS COMPLETA TÃO CERTO COMO A PREPARAÇÃO DO PROFESSOR COMO PESQUISADOR E RESPONSÁVEL POR ESSE PROCESSO. ASSIM SENDO, A CONCLUSÃO DO ESTUDO CERTIFICA QUE A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESSUPÕE BASTANTE PROVEITO PARA O PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS CURRICULARES, UMA VEZ QUE O CONHECIMENTO DA ORIGEM DA MATEMÁTICA PERSONIFICA NO ALUNO O SENSO CRÍTICO DA ARGUMENTAÇÃO E DA PESQUISA.