O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA E A PRESENÇA DO LÚDICO NA VIDA DO SUJEITO E NA SUA FORMAÇÃO, E AINDA, PERCEBER COMO ELA COLABORA DE FORMA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, PSICOMOTOR, EMOCIONAL DENTRE OUTROS, E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. PARA QUE A PESQUISA EM QUESTÃO ABORDE DE FORMA SIGNIFICATIVA TAL TEMÁTICA OPTOU-SE PELOS SEGUINTES TÓPICOS: “A HISTÓRIA DO LÚDICO”, “O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA” E “A LUDICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA”. AS DISCUSSÕES OCORREM PELOS MAIS DIVERSOS TEÓRICOS QUE COLABORAM DE FORMA APROFUNDADA E CONTRIBUTIVA AO QUE DIZ RESPEITO DA PRESENÇA E DA IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO, DESSA FORMA A CONSTRUÇÃO DO ESTUDO É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. PERCEBEU-SE APÓS A PESQUISA E DISCUSSÕES QUE O USO DA ATIVIDADE LÚDICA CONTRIBUI DE FORMA SATISFATÓRIA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. VALE RESSALTAR AINDA QUE OS JOGOS LÚDICOS SÃO RECURSOS TÉCNICOS E/OU FERRAMENTAS QUE FACILITAM DE FORMA DESCONTRAÍDA A APRENDIZAGEM, EXPLORANDO DE MANEIRA ATIVA E PARTICIPATIVA O ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.