PROPOSTA DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS
ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS ESTRUTURAIS.
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NESTE SENTIDO, NOVAS ABORDAGENS DE ENSINO, ALÉM DAS AULAS TRADICIONAIS SÃO\r\n NECESSÁRIAS, A FIM DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA. MUITOS AUTORES\r\n TÊM DESTACADO A IMPORTÂNCIA DOS MODELOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO,\r\n DE MODO ESPECIAL PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DE CONCEITOS COMPLEXOS E MICROSCÓPICOS OU\r\n SUBMICROSCÓPICOS, ESPECIALMENTE NA ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O PRESENTE TRABALHO\r\n APRESENTA UM MODELO DIDÁTICO VISANDO FACILITAR A COMPREENSÃO DAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS\r\n ESTRUTURAIS. ESTAS ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS SE CLASSIFICAM EM DUPLICAÇÕES, DELEÇÕES,\r\n INVERSÕES E TRANSLOCAÇÕES E SÃO RESPONSÁVEIS TANTO POR DOENÇAS QUE AFETAM SERES HUMANOS E\r\n OUTRAS ESPÉCIES, COMO TAMBÉM SÃO MATÉRIA-PRIMA IMPORTANTE NO PROCESSO EVOLUTIVO. PARA A\r\n CONFECÇÃO DOS MODELOS FORAM UTILIZADOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DURÁVEIS SENDO POSSÍVEL\r\n REPRESENTAR TODOS OS TIPOS DE ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS E EXPANDIR SEU USO PARA OUTROS\r\n CONTEÚDOS ABORDADOS NA ÁREA DE GENÉTICA, TAL COMO O COMPORTAMENTO DOS CROMOSSOMOS\r\n DURANTES AS DIVISÕES CELULARES. DEVIDO ÀS SUAS VANTAGENS DE CUSTO, VERSATILIDADE DE USOS PARA\r\n DIFERENTES CONTEÚDOS E O FATO DE SER FACILMENTE PREPARADO, ESPERA-SE QUE O MODELO APRESENTADO\r\n POSSA CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS AULAS DE GENÉTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS\r\n ESTUDANTES E O TRABALHO DOS PROFESSORES. 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