ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO CURRICULAR II DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, EMBASADO NA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM O GÊNERO TEXTUAL CORDEL COMO MECANISMO PARA DESENVOLVER E APRIMORAR, ATRAVÉS DA LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES VISUAIS, A LEITURA E ESCRITA. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PROMOVER A LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL CORDEL COM ATIVIDADES QUE INCENTIVEM OS ALUNOS A LEREM E A ESCREVEREM DE FORMA AUTÔNOMA E PRAZEROSA. O CAMPO DE ESTUDO FOI UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE E OS SUJEITOS DA PESQUISA UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CARACTERIZADA COMO UMA PESQUISA-AÇÃO, FORAM FEITAS OBSERVAÇÕES, UM PLANO DE AÇÃO E AS INTERVENÇÕES PARA UMA MUDANÇA NA REALIDADE EM ESTUDO. NESSE VIÉS REALIZAMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO. OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DESSA PESQUISA CONTEMPLARAM DE MANEIRA PLAUSÍVEL OS OBJETIVOS ELENCADOS NO PROJETO, ONDE OS MESMOS FORAM SOCIALIZADOS POR MEIO DE UM CHÁ LITERÁRIO PARA TODAS AS TURMAS DO TERCEIRO ANO DA ESCOLA E REGISTRADO EM VÍDEOS E REGISTROS FOTOGRÁFICOS.