DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, IMPULSIONADAS PELOS PROCESSOS DE GLOBALIZAÇÃO TECNOLOGIAS MÓVEIS VEM
GANHANDO ESPAÇO CADA VEZ MAIS RÁPIDO NO CENÁRIO GLOBAL, TORNANDO-SE HOJE FERRAMENTA INDISPENSÁVEL
NO NOSSO DIA A DIA, FACILITANDO MUITOS ATRIBUTOS CORRIQUEIROS. NÃO DIFERENTEMENTE, ESSA TECNOLOGIA VEM
GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO ÂMBITO EDUCACIONAL, PROMOVENDO UMA NOVA ABORDAGEM DAS MÍDIAS
DIGITAIS E FAVORECENDO A APRENDIZAGEM DE FORMA MAIS SIGNIFICATIVA, APROXIMANDO O CONCEITO DA
REALIDADE TECNOLÓGICA DOS DIAS ATUAIS. ENTRETANTO, ESTE AINDA É UM TEMA QUE GERA BASTANTES DÚVIDAS E
PROBLEMAS. A PARTIR DESSE ENTENDIMENTO QUE SE JUSTIFIQUE A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO DE PESQUISA,
OBJETIVANDO ENTENDER MELHOR UM POUCO DAS CONTRIBUIÇÕES DESSA PRÁTICA, ASSIM COMO OS DESAFIOS
ENCONTRADOS PARA SUA APLICAÇÃO, ATRAVÉS DA IMERSÃO BIBLIOGRÁFICA EM PRODUÇÕES DISPONÍVEIS EM
ALGUMAS BASES DE DADOS ACERCA DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS. A PARTIR DESSA BUSCA, OS RESULTADOS
DEMONSTRARAM QUE A UTILIZAÇÃO DESSE MÉTODO SE MOSTROU DE BASTANTE EFICÁCIA E RELEVÂNCIA NOS DIAS
ATUAIS, APRESENTANDO, ENTRETANTO, A RESSALVA DE QUE A FALTA DE INVESTIMENTO PARA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, BEM COMO A RECUSA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NA ACEITAÇÃO DE NOVOS
MODELOS EDUCACIONAIS, CONTRIBUEM PARA A DIFICULDADE DA DISSEMINAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DESSA PRÁTICA
NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES.