Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL, INTERSETORIALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO DISCUTE SOBRE A INTERSETORIALIDADE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), COMO ESTRATÉGIA PARA PENSAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EXISTENTES SOBRE RELAÇÕES E IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO REFERIDO PROGRAMA, CONSIDERANDO A POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE AS POTENCIALIDADES DO PSE NO ÂMBITO DESSA TEMÁTICA. O MÉTODO ADOTADO FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES ENCONTRADAS NOS BANCOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DO ENSINO SUPERIOR (CAPES) E DA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). DIALOGAMOS AINDA, COM BOTELHO(2007), MOHR (2002), SILVA E BODSTEIN (2016), GOMES (2005), SILVA (2017), DENTRE OUTROS AUTORES, ALÉM DE ANALISAR DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O PSE E A INTERSETORIALIDADE SAÚDE E EDUCAÇÃO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM UMA LACUNA NAS PESQUISAS QUE TRATAM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E O SILENCIAMENTO DIANTE DESSE TEMA NAS PRÁTICAS INTERSETORIAIS, CONOTANDO A NECESSIDADE DE MAIOR INTERAÇÃO QUE TRAGA AMPLIAÇÃO DO ESCOPO DE PESQUISAS QUE RELACIONEM O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E A TEMÁTICA DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL.

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