COM ESTE TRABALHO BUSCA-SE ESTABELECER REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DA CONCEPÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, COMPREENDENDO SUA RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA QUE AS CRIANÇAS ATINJAM AO SEU DESENVOLVIMENTO DE MANEIRA SATISFATÓRIA. SENDO ESTE UM ESTUDO QUALITATIVO, PARA SUA PRODUÇÃO REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS AUTORES QUE A NORTEARAM FORAM FREIRE (2002), FANTIN (2000), FRIEDMAN (1996), OLIVEIRA (2002), TEIXEIRA (1997), DENTRE OUTROS, POR TER NESSES AUTORES SUBSÍDIO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E POSSIBILIDADES SOBRE O TEMA. ESPERA-SE QUE COM ESSA ANÁLISE LITERÁRIA E COM BASE NAS PERSPECTIVAS DOS AUTORES, SE CHEGUE A UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DESTA TEMÁTICA. AFIRMA-SE ENTÃO QUE O TRABALHO AQUI APRESENTADO POSSUI GRANDE RELEVÂNCIA POR SUBSIDIAR A PRÁTICA LÚDICA NA ESCOLA, TENDO COMO OBJETIVO O ENRIQUECIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, PRIMANDO PELA QUALIDADE EDUCACIONAL QUE TEM SE BUSCADO NOS DIAS ATUAIS.