Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO JOGO “PERGUNTADOS”, ATRAVÉS DO PIBID COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA NA CIDADE DE ITAJÁ – RN

Palavra-chaves: PERGUNTADOS, ATIVIDADES LÚDICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62961
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2963
    "inscrito_id" => 8268
    "titulo" => """
      UTILIZAÇÃO DO JOGO “PERGUNTADOS”, ATRAVÉS DO PIBID\r\n
      COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE\r\n
      QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA NA\r\n
      CIDADE DE ITAJÁ – RN
      """
    "resumo" => "O ASSUNTO QUE ENVOLVE A ESCRITA DESTE ARTIGO SE BASEIA NA IMPORTÂNCIA DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO PARA AS DISCIPLINAS ESCOLARES. PARTINDO DESTA IMPORTÂNCIA, O OBJETIVO DESTE ARTIGO CONSISTE EM EXPOR E ANALISAR DADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA COM JOVENS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR), QUE POR SUA VEZ JOGAM OU JÁ JOGARAM AO JOGO “PERGUNTADOS”, UM JOGO QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DE QUEM JOGA. A MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SURGIU ATRAVÉS DE UMA DE UMA DAS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA EM ITAJÁ – RN. APÓS O TÉRMINO DA ATIVIDADE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA, UTILIZANDO-SE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, AFIM DE SE VERIFICAR A EFICÁCIA DO JOGO QUE TINHA POR OBJETIVO REFORÇAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA NAS DISCIPLINAS EM QUE OS MESMOS SENTIAM INÚMERAS DIFICULDADES, ESPECIALMENTE A QUÍMICA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, BUSCOU-SE ENTENDER SE REALMENTE O “PERGUNTADOS” É VÁLIDO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DE OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO ACADÊMICO E SE CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PERGUNTADOS, ATIVIDADES LÚDICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8268_05092019141920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGAR JOSÉ DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "EDGAR MELO"
    "autor_email" => "edgar.melo13@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62961
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2963
    "inscrito_id" => 8268
    "titulo" => """
      UTILIZAÇÃO DO JOGO “PERGUNTADOS”, ATRAVÉS DO PIBID\r\n
      COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE\r\n
      QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA NA\r\n
      CIDADE DE ITAJÁ – RN
      """
    "resumo" => "O ASSUNTO QUE ENVOLVE A ESCRITA DESTE ARTIGO SE BASEIA NA IMPORTÂNCIA DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO PARA AS DISCIPLINAS ESCOLARES. PARTINDO DESTA IMPORTÂNCIA, O OBJETIVO DESTE ARTIGO CONSISTE EM EXPOR E ANALISAR DADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA COM JOVENS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR), QUE POR SUA VEZ JOGAM OU JÁ JOGARAM AO JOGO “PERGUNTADOS”, UM JOGO QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DE QUEM JOGA. A MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SURGIU ATRAVÉS DE UMA DE UMA DAS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA EM ITAJÁ – RN. APÓS O TÉRMINO DA ATIVIDADE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA, UTILIZANDO-SE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, AFIM DE SE VERIFICAR A EFICÁCIA DO JOGO QUE TINHA POR OBJETIVO REFORÇAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA NAS DISCIPLINAS EM QUE OS MESMOS SENTIAM INÚMERAS DIFICULDADES, ESPECIALMENTE A QUÍMICA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, BUSCOU-SE ENTENDER SE REALMENTE O “PERGUNTADOS” É VÁLIDO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DE OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO ACADÊMICO E SE CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PERGUNTADOS, ATIVIDADES LÚDICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8268_05092019141920.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGAR JOSÉ DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "EDGAR MELO"
    "autor_email" => "edgar.melo13@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ASSUNTO QUE ENVOLVE A ESCRITA DESTE ARTIGO SE BASEIA NA IMPORTÂNCIA DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO PARA AS DISCIPLINAS ESCOLARES. PARTINDO DESTA IMPORTÂNCIA, O OBJETIVO DESTE ARTIGO CONSISTE EM EXPOR E ANALISAR DADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA COM JOVENS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR), QUE POR SUA VEZ JOGAM OU JÁ JOGARAM AO JOGO “PERGUNTADOS”, UM JOGO QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DE QUEM JOGA. A MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SURGIU ATRAVÉS DE UMA DE UMA DAS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA EM ITAJÁ – RN. APÓS O TÉRMINO DA ATIVIDADE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA, UTILIZANDO-SE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, AFIM DE SE VERIFICAR A EFICÁCIA DO JOGO QUE TINHA POR OBJETIVO REFORÇAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA NAS DISCIPLINAS EM QUE OS MESMOS SENTIAM INÚMERAS DIFICULDADES, ESPECIALMENTE A QUÍMICA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, BUSCOU-SE ENTENDER SE REALMENTE O “PERGUNTADOS” É VÁLIDO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DE OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO ACADÊMICO E SE CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.