UTILIZAÇÃO DO JOGO “PERGUNTADOS”, ATRAVÉS DO PIBID
COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE
QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA NA
CIDADE DE ITAJÁ – RN
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62961 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2963 "inscrito_id" => 8268 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DO JOGO “PERGUNTADOS”, ATRAVÉS DO PIBID\r\n COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE\r\n QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA NA\r\n CIDADE DE ITAJÁ – RN """ "resumo" => "O ASSUNTO QUE ENVOLVE A ESCRITA DESTE ARTIGO SE BASEIA NA IMPORTÂNCIA DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO PARA AS DISCIPLINAS ESCOLARES. PARTINDO DESTA IMPORTÂNCIA, O OBJETIVO DESTE ARTIGO CONSISTE EM EXPOR E ANALISAR DADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA COM JOVENS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR), QUE POR SUA VEZ JOGAM OU JÁ JOGARAM AO JOGO “PERGUNTADOS”, UM JOGO QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DE QUEM JOGA. A MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SURGIU ATRAVÉS DE UMA DE UMA DAS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA EM ITAJÁ – RN. APÓS O TÉRMINO DA ATIVIDADE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA, UTILIZANDO-SE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, AFIM DE SE VERIFICAR A EFICÁCIA DO JOGO QUE TINHA POR OBJETIVO REFORÇAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA NAS DISCIPLINAS EM QUE OS MESMOS SENTIAM INÚMERAS DIFICULDADES, ESPECIALMENTE A QUÍMICA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, BUSCOU-SE ENTENDER SE REALMENTE O “PERGUNTADOS” É VÁLIDO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DE OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO ACADÊMICO E SE CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PERGUNTADOS, ATIVIDADES LÚDICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8268_05092019141920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGAR JOSÉ DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "EDGAR MELO" "autor_email" => "edgar.melo13@outlook.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62961 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2963 "inscrito_id" => 8268 "titulo" => """ UTILIZAÇÃO DO JOGO “PERGUNTADOS”, ATRAVÉS DO PIBID\r\n COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE\r\n QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA NA\r\n CIDADE DE ITAJÁ – RN """ "resumo" => "O ASSUNTO QUE ENVOLVE A ESCRITA DESTE ARTIGO SE BASEIA NA IMPORTÂNCIA DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO PARA AS DISCIPLINAS ESCOLARES. PARTINDO DESTA IMPORTÂNCIA, O OBJETIVO DESTE ARTIGO CONSISTE EM EXPOR E ANALISAR DADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA COM JOVENS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR), QUE POR SUA VEZ JOGAM OU JÁ JOGARAM AO JOGO “PERGUNTADOS”, UM JOGO QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DE QUEM JOGA. A MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SURGIU ATRAVÉS DE UMA DE UMA DAS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA EM ITAJÁ – RN. APÓS O TÉRMINO DA ATIVIDADE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA, UTILIZANDO-SE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, AFIM DE SE VERIFICAR A EFICÁCIA DO JOGO QUE TINHA POR OBJETIVO REFORÇAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA NAS DISCIPLINAS EM QUE OS MESMOS SENTIAM INÚMERAS DIFICULDADES, ESPECIALMENTE A QUÍMICA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, BUSCOU-SE ENTENDER SE REALMENTE O “PERGUNTADOS” É VÁLIDO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DE OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO ACADÊMICO E SE CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PERGUNTADOS, ATIVIDADES LÚDICAS, ENSINO E APRENDIZAGEM, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8268_05092019141920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGAR JOSÉ DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "EDGAR MELO" "autor_email" => "edgar.melo13@outlook.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }