CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA DO CAMPO
PRESENTES NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A
EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59585 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 764 "titulo" => """ CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA DO CAMPO\r\n PRESENTES NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO """ "resumo" => """ Este artigo versa sobre EducaÇÃo e Escola do Campo enquanto uma frente de luta e de direito dos\r\n Movimentos Sociais do Campo, no cenÁrio das polÍticas pÚblicas, visando romper as amarras coloniais que historicamente foram impostas aos povos do campo e seus territÓrios, enquanto nÃo sujeitos produtores de saberes. Desse modo, partimos do seguinte questionamento: qual(is) a(as)\r\n concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a\r\n EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo? Como objetivo geral, temos: compreender a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a\r\n EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo; e como objetivos especÍficos: a) identificar e caracterizar\r\n a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para\r\n a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo, e b) analisar a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de\r\n Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo. A lente teÓrica utilizada fundamenta-se nos Estudos PÓs-coloniais Latino-americanos\r\n (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WASLH, 2008). Metodologicamente este estudo constitui-se\r\n enquanto uma Pesquisa Documental (OLIVEIRA, 2007), tomando como fonte de anÁlise, o Parecer\r\n CNE/CEB N. 36 de 4/12/2001, que trata das Diretrizes Operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas\r\n Escolas do Campo. Fizemos uso da AnÁlise de ConteÚdo, via AnÁlise TemÁtica (BARDIN, 1997;\r\n VALA, 1999). As anÁlises evidenciam que o referido dispositivo legal concebe a EducaÇÃo e Escola\r\n do Campo enquanto espaÇos-tempos especÍficos e diferenciados, centrada no viÉs da inclusÃo e no\r\n trato das diferenÇas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA DO CAMPO,, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS, DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID764_01032019162010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISAIAS SILVA" "autor_email" => "isaiassilva-@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59585 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 764 "titulo" => """ CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA DO CAMPO\r\n PRESENTES NAS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO """ "resumo" => """ Este artigo versa sobre EducaÇÃo e Escola do Campo enquanto uma frente de luta e de direito dos\r\n Movimentos Sociais do Campo, no cenÁrio das polÍticas pÚblicas, visando romper as amarras coloniais que historicamente foram impostas aos povos do campo e seus territÓrios, enquanto nÃo sujeitos produtores de saberes. Desse modo, partimos do seguinte questionamento: qual(is) a(as)\r\n concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a\r\n EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo? Como objetivo geral, temos: compreender a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a\r\n EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo; e como objetivos especÍficos: a) identificar e caracterizar\r\n a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para\r\n a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo, e b) analisar a(as) concepÇÃo(Ões) de EducaÇÃo e de\r\n Escola do campo presentes nas Diretrizes operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas Escolas do Campo. A lente teÓrica utilizada fundamenta-se nos Estudos PÓs-coloniais Latino-americanos\r\n (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WASLH, 2008). Metodologicamente este estudo constitui-se\r\n enquanto uma Pesquisa Documental (OLIVEIRA, 2007), tomando como fonte de anÁlise, o Parecer\r\n CNE/CEB N. 36 de 4/12/2001, que trata das Diretrizes Operacionais para a EducaÇÃo BÁsica nas\r\n Escolas do Campo. Fizemos uso da AnÁlise de ConteÚdo, via AnÁlise TemÁtica (BARDIN, 1997;\r\n VALA, 1999). As anÁlises evidenciam que o referido dispositivo legal concebe a EducaÇÃo e Escola\r\n do Campo enquanto espaÇos-tempos especÍficos e diferenciados, centrada no viÉs da inclusÃo e no\r\n trato das diferenÇas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA DO CAMPO,, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS, DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID764_01032019162010.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISAIAS SILVA" "autor_email" => "isaiassilva-@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }