ESTE ESTUDO VISA VERIFICAR A PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE HOTELARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E DE QUE FORMA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESTES, EM ESPECIAL O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, REALIZADO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM E HOSPITAIS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO, COM ESTRATÉGIA DE ESTUDO DE CASO, QUE SERÁ FUNDAMENTADA EM UMA BIBLIOGRAFIA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE HOTELARIA E SOBRE QUESTÕES REFERENTES AO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SUA PERSPECTIVA TEÓRICA E LEGAL, TAMBÉM SERÁ REALIZADA A COLETA DE DADOS POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL E QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM OS GRADUANDOS E COM A COORDENADORA DE ESTÁGIO DA INSTITUIÇÃO. A PARTIR DOS RESULTADOS, CONCLUIU-SE QUE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO LEVA O ALUNO A ALIAR A PRÁTICA E TEORIA AO ANALISAR A PRÁTICA A PARTIR DA TEORIA; A PARTIR DO ESTÁGIO O ALUNO TEM A OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR SUA PRÓPRIA IDENTIDADE PROFISSIONAL; REVELOU-SE A FALTA DE RECEPTIVIDADE DOS ESTAGIÁRIOS NAS INSTITUIÇÕES CONCEDENTES, E A NECESSIDADE DE UM MAIOR ACOMPANHAMENTO DOS SUPERVISORES E COORDENADORES DE ESTÁGIO, ALÉM DE UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ATIVA DOS ESTAGIÁRIOS NO CUMPRIMENTO DE SUAS RESPONSABILIDADES; SENDO ASSIM, PERCEBEU-SE QUE A EFICÁCIA DO ESTÁGIO DEPENDE TOTALMENTE DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DE TODOS OS RESPONSÁVEIS: INSTITUIÇÃO DE ENSINO, INSTITUIÇÃO CONCEDENTE E ESTAGIÁRIO.