A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS É UMA TEMÁTICA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SE COLOCA COMO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, TENDO EM VISTA QUE A PARTIR DA POSSÍVEL PRÁTICA DESSES SUJEITOS, AS BARREIRAS PODEM SER VENCIDAS. NESSA PERSPECTIVA, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA PELOS DOCENTES DAS DISCIPLINAS DE ARTES, HISTÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, POR SEREM ESSES CITADOS NA LEI Nº 10.639, DE 09.01.2003, QUE MODIFICOU A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL-LDBEN 9.394/96, AGENTES PRIORITÁRIOS NO ENSINO SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. A INVESTIGAÇÃO É DE CUNHO EXPLORATÓRIO E QUALITATIVO. OS DADOS DO QUADRO DOCENTE FORAM LEVANTADOS POR MEIO DO SITE DA INSTITUIÇÃO. O SEGUNDO PASSO FOI A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO, O QUAL FOI ENVIADO VIA E-MAIL INSTITUCIONAL E TAMBÉM APLICADO EM CAMPO. OS RESULTADOS PARCIAIS DEMONSTRARAM OS DESAFIOS QUE OS DOCENTES ENFRENTAM COTIDIANAMENTE EM SUAS AULAS DE AULA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE NEM TODOS SE SENTEM CAPACITADOS PARA ABORDAR E PROMOVER UMA EDUCAÇÃO EFICAZMENTE VOLTADA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. PRETENDE-SE COM OS RESULTADOS, APRESENTAR SUBSÍDIOS À GESTÃO DO IFPB DESTACANDO AS DEMANDAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES DA INSTITUIÇÃO, CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR.