Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA COMPETIÇÃO ACADÊMICA ENTRE EQUIPES

Palavra-chaves: COMPETIÇÃO ACADÊMICA, VYGOTSKY, ÓPTICA GEOMÉTRICA, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60275
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4547
    "inscrito_id" => 12965
    "titulo" => "ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA COMPETIÇÃO ACADÊMICA ENTRE EQUIPES"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA EM ESTILO DE COMPETIÇÃO ACADÊMICA APLICADA A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA. BUSCANDO MUDAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DA DIFICULDADE E MONOTONIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE FÍSICA, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR BUSQUE ALTERNATIVAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS PARA QUE OS CONTEÚDOS, EM ESPECÍFICO O DE ÓPTICA GEOMÉTRICA, NÃO SE TORNEM CANSATIVOS E POUCO INTERESSANTES. BASEADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SÓCIO-HISTÓRICA-CULTURAL DE VYGOTSKY, EM QUE O INDIVIDUO APRENDE POR MEIO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS, REALIZAMOS UMA COMPETIÇÃO ENTRE EQUIPES PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A APRENDER. FORAM NECESSÁRIAS 6 (SEIS) AULAS DE (45) QUARENTA E CINCO MINUTOS CADA, PARA QUE A ATIVIDADE FOSSE CONCLUÍDA, OCORRENDO DA SEGUINTE MANEIRA: NAS TRÊS PRIMEIRAS AULAS REALIZAMOS AS DISCUSSÕES TEÓRICAS DO CONTEÚDO POR MEIO DO DIÁLOGO, TRANSFERINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM  PARA OS DISCENTES, A FIM DE QUE OS CONCEITOS NECESSÁRIOS FOSSEM POR ELES CONSTRUÍDOS. A QUARTA AULA SERVIU PARA A DIVISÃO DAS EQUIPES E A ESCOLHA DO NOME DE CADA UMA. OPTAMOS POR REALIZAR O SORTEIO DOS COMPONENTES PARA QUE ASSIM TODOS DESENVOLVESSEM A HABILIDADE DE TRABALHAR EM GRUPO, FORA DA ZONA DE CONFORTO COM SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS. COM AS EQUIPES MONTADAS, NAS DUAS ULTIMAS AULAS OCORREU À DISPUTA ACADÊMICA. AO FINAL, PERCEBEMOS QUE A ATIVIDADE ATINGIU SEU OBJETIVO, POIS DURANTE TODO O PROCESSO OS ALUNOS SE MOSTRARAM MOTIVADOS E ENGAJADOS. ALÉM DISSO, DURANTE A COMPETIÇÃO VIMOS UM ALTO NÚMERO DE ACERTO DAS QUESTÕES DISCUTIDAS. UM FATO BEM INTERESSANTE FOI QUANTO AO PERCENTUAL DE ACERTO DAS EQUIPES, POIS AMBAS ACERTARAM MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS, TORNANDO A DISPUTA ACADÊMICA MUITO PROVEITOSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO ACADÊMICA, VYGOTSKY, ÓPTICA GEOMÉTRICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12965_26092019191541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO"
    "autor_email" => "robjp2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60275
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4547
    "inscrito_id" => 12965
    "titulo" => "ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA COMPETIÇÃO ACADÊMICA ENTRE EQUIPES"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA EM ESTILO DE COMPETIÇÃO ACADÊMICA APLICADA A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA. BUSCANDO MUDAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DA DIFICULDADE E MONOTONIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE FÍSICA, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR BUSQUE ALTERNATIVAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS PARA QUE OS CONTEÚDOS, EM ESPECÍFICO O DE ÓPTICA GEOMÉTRICA, NÃO SE TORNEM CANSATIVOS E POUCO INTERESSANTES. BASEADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SÓCIO-HISTÓRICA-CULTURAL DE VYGOTSKY, EM QUE O INDIVIDUO APRENDE POR MEIO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS, REALIZAMOS UMA COMPETIÇÃO ENTRE EQUIPES PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A APRENDER. FORAM NECESSÁRIAS 6 (SEIS) AULAS DE (45) QUARENTA E CINCO MINUTOS CADA, PARA QUE A ATIVIDADE FOSSE CONCLUÍDA, OCORRENDO DA SEGUINTE MANEIRA: NAS TRÊS PRIMEIRAS AULAS REALIZAMOS AS DISCUSSÕES TEÓRICAS DO CONTEÚDO POR MEIO DO DIÁLOGO, TRANSFERINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM  PARA OS DISCENTES, A FIM DE QUE OS CONCEITOS NECESSÁRIOS FOSSEM POR ELES CONSTRUÍDOS. A QUARTA AULA SERVIU PARA A DIVISÃO DAS EQUIPES E A ESCOLHA DO NOME DE CADA UMA. OPTAMOS POR REALIZAR O SORTEIO DOS COMPONENTES PARA QUE ASSIM TODOS DESENVOLVESSEM A HABILIDADE DE TRABALHAR EM GRUPO, FORA DA ZONA DE CONFORTO COM SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS. COM AS EQUIPES MONTADAS, NAS DUAS ULTIMAS AULAS OCORREU À DISPUTA ACADÊMICA. AO FINAL, PERCEBEMOS QUE A ATIVIDADE ATINGIU SEU OBJETIVO, POIS DURANTE TODO O PROCESSO OS ALUNOS SE MOSTRARAM MOTIVADOS E ENGAJADOS. ALÉM DISSO, DURANTE A COMPETIÇÃO VIMOS UM ALTO NÚMERO DE ACERTO DAS QUESTÕES DISCUTIDAS. UM FATO BEM INTERESSANTE FOI QUANTO AO PERCENTUAL DE ACERTO DAS EQUIPES, POIS AMBAS ACERTARAM MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS, TORNANDO A DISPUTA ACADÊMICA MUITO PROVEITOSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO ACADÊMICA, VYGOTSKY, ÓPTICA GEOMÉTRICA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12965_26092019191541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PAULO DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO"
    "autor_email" => "robjp2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA EM ESTILO DE COMPETIÇÃO ACADÊMICA APLICADA A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA. BUSCANDO MUDAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DA DIFICULDADE E MONOTONIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE FÍSICA, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR BUSQUE ALTERNATIVAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS PARA QUE OS CONTEÚDOS, EM ESPECÍFICO O DE ÓPTICA GEOMÉTRICA, NÃO SE TORNEM CANSATIVOS E POUCO INTERESSANTES. BASEADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SÓCIO-HISTÓRICA-CULTURAL DE VYGOTSKY, EM QUE O INDIVIDUO APRENDE POR MEIO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS, REALIZAMOS UMA COMPETIÇÃO ENTRE EQUIPES PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A APRENDER. FORAM NECESSÁRIAS 6 (SEIS) AULAS DE (45) QUARENTA E CINCO MINUTOS CADA, PARA QUE A ATIVIDADE FOSSE CONCLUÍDA, OCORRENDO DA SEGUINTE MANEIRA: NAS TRÊS PRIMEIRAS AULAS REALIZAMOS AS DISCUSSÕES TEÓRICAS DO CONTEÚDO POR MEIO DO DIÁLOGO, TRANSFERINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA OS DISCENTES, A FIM DE QUE OS CONCEITOS NECESSÁRIOS FOSSEM POR ELES CONSTRUÍDOS. A QUARTA AULA SERVIU PARA A DIVISÃO DAS EQUIPES E A ESCOLHA DO NOME DE CADA UMA. OPTAMOS POR REALIZAR O SORTEIO DOS COMPONENTES PARA QUE ASSIM TODOS DESENVOLVESSEM A HABILIDADE DE TRABALHAR EM GRUPO, FORA DA ZONA DE CONFORTO COM SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS. COM AS EQUIPES MONTADAS, NAS DUAS ULTIMAS AULAS OCORREU À DISPUTA ACADÊMICA. AO FINAL, PERCEBEMOS QUE A ATIVIDADE ATINGIU SEU OBJETIVO, POIS DURANTE TODO O PROCESSO OS ALUNOS SE MOSTRARAM MOTIVADOS E ENGAJADOS. ALÉM DISSO, DURANTE A COMPETIÇÃO VIMOS UM ALTO NÚMERO DE ACERTO DAS QUESTÕES DISCUTIDAS. UM FATO BEM INTERESSANTE FOI QUANTO AO PERCENTUAL DE ACERTO DAS EQUIPES, POIS AMBAS ACERTARAM MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS, TORNANDO A DISPUTA ACADÊMICA MUITO PROVEITOSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.