ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA COMPETIÇÃO ACADÊMICA ENTRE EQUIPES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60275 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4547 "inscrito_id" => 12965 "titulo" => "ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA COMPETIÇÃO ACADÊMICA ENTRE EQUIPES" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA EM ESTILO DE COMPETIÇÃO ACADÊMICA APLICADA A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA. BUSCANDO MUDAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DA DIFICULDADE E MONOTONIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE FÍSICA, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR BUSQUE ALTERNATIVAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS PARA QUE OS CONTEÚDOS, EM ESPECÍFICO O DE ÓPTICA GEOMÉTRICA, NÃO SE TORNEM CANSATIVOS E POUCO INTERESSANTES. BASEADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SÓCIO-HISTÓRICA-CULTURAL DE VYGOTSKY, EM QUE O INDIVIDUO APRENDE POR MEIO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS, REALIZAMOS UMA COMPETIÇÃO ENTRE EQUIPES PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A APRENDER. FORAM NECESSÁRIAS 6 (SEIS) AULAS DE (45) QUARENTA E CINCO MINUTOS CADA, PARA QUE A ATIVIDADE FOSSE CONCLUÍDA, OCORRENDO DA SEGUINTE MANEIRA: NAS TRÊS PRIMEIRAS AULAS REALIZAMOS AS DISCUSSÕES TEÓRICAS DO CONTEÚDO POR MEIO DO DIÁLOGO, TRANSFERINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA OS DISCENTES, A FIM DE QUE OS CONCEITOS NECESSÁRIOS FOSSEM POR ELES CONSTRUÍDOS. A QUARTA AULA SERVIU PARA A DIVISÃO DAS EQUIPES E A ESCOLHA DO NOME DE CADA UMA. OPTAMOS POR REALIZAR O SORTEIO DOS COMPONENTES PARA QUE ASSIM TODOS DESENVOLVESSEM A HABILIDADE DE TRABALHAR EM GRUPO, FORA DA ZONA DE CONFORTO COM SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS. COM AS EQUIPES MONTADAS, NAS DUAS ULTIMAS AULAS OCORREU À DISPUTA ACADÊMICA. AO FINAL, PERCEBEMOS QUE A ATIVIDADE ATINGIU SEU OBJETIVO, POIS DURANTE TODO O PROCESSO OS ALUNOS SE MOSTRARAM MOTIVADOS E ENGAJADOS. ALÉM DISSO, DURANTE A COMPETIÇÃO VIMOS UM ALTO NÚMERO DE ACERTO DAS QUESTÕES DISCUTIDAS. UM FATO BEM INTERESSANTE FOI QUANTO AO PERCENTUAL DE ACERTO DAS EQUIPES, POIS AMBAS ACERTARAM MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS, TORNANDO A DISPUTA ACADÊMICA MUITO PROVEITOSA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO ACADÊMICA, VYGOTSKY, ÓPTICA GEOMÉTRICA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12965_26092019191541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "robjp2011@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60275 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4547 "inscrito_id" => 12965 "titulo" => "ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA COMPETIÇÃO ACADÊMICA ENTRE EQUIPES" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE LÚDICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA EM ESTILO DE COMPETIÇÃO ACADÊMICA APLICADA A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA. BUSCANDO MUDAR AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS ACERCA DA DIFICULDADE E MONOTONIA EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE FÍSICA, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR BUSQUE ALTERNATIVAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS PARA QUE OS CONTEÚDOS, EM ESPECÍFICO O DE ÓPTICA GEOMÉTRICA, NÃO SE TORNEM CANSATIVOS E POUCO INTERESSANTES. BASEADO NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SÓCIO-HISTÓRICA-CULTURAL DE VYGOTSKY, EM QUE O INDIVIDUO APRENDE POR MEIO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS, REALIZAMOS UMA COMPETIÇÃO ENTRE EQUIPES PARA QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MOTIVADOS A APRENDER. FORAM NECESSÁRIAS 6 (SEIS) AULAS DE (45) QUARENTA E CINCO MINUTOS CADA, PARA QUE A ATIVIDADE FOSSE CONCLUÍDA, OCORRENDO DA SEGUINTE MANEIRA: NAS TRÊS PRIMEIRAS AULAS REALIZAMOS AS DISCUSSÕES TEÓRICAS DO CONTEÚDO POR MEIO DO DIÁLOGO, TRANSFERINDO O PROTAGONISMO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA OS DISCENTES, A FIM DE QUE OS CONCEITOS NECESSÁRIOS FOSSEM POR ELES CONSTRUÍDOS. A QUARTA AULA SERVIU PARA A DIVISÃO DAS EQUIPES E A ESCOLHA DO NOME DE CADA UMA. OPTAMOS POR REALIZAR O SORTEIO DOS COMPONENTES PARA QUE ASSIM TODOS DESENVOLVESSEM A HABILIDADE DE TRABALHAR EM GRUPO, FORA DA ZONA DE CONFORTO COM SEUS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS. COM AS EQUIPES MONTADAS, NAS DUAS ULTIMAS AULAS OCORREU À DISPUTA ACADÊMICA. AO FINAL, PERCEBEMOS QUE A ATIVIDADE ATINGIU SEU OBJETIVO, POIS DURANTE TODO O PROCESSO OS ALUNOS SE MOSTRARAM MOTIVADOS E ENGAJADOS. ALÉM DISSO, DURANTE A COMPETIÇÃO VIMOS UM ALTO NÚMERO DE ACERTO DAS QUESTÕES DISCUTIDAS. UM FATO BEM INTERESSANTE FOI QUANTO AO PERCENTUAL DE ACERTO DAS EQUIPES, POIS AMBAS ACERTARAM MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS, TORNANDO A DISPUTA ACADÊMICA MUITO PROVEITOSA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "COMPETIÇÃO ACADÊMICA, VYGOTSKY, ÓPTICA GEOMÉTRICA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID12965_26092019191541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "robjp2011@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }