MONITORIA DE BIOLOGIA – FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61149 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 7985 "titulo" => "MONITORIA DE BIOLOGIA – FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DEVE SER DESENVOLVIDO COM ATIVIDADES QUE AUXILIEM OS LICENCIANDOS NA CERTEZA PELA ESCOLHA PROFISSIONAL. INSERIR ESTES FUTUROS DOCENTES NO AMBIENTE DE ESCOLAR É ESSENCIAL NO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO. COMO PARTE DO PROCESSO DE INSERÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NO AMBIENTE DE SALA DE AULA, DESENVOLVENDO HABILIDADES E POSTURA DIANTE DE DETERMINADAS SITUAÇÕES, CRIOU-SE O PROJETO MONITORIA DE BIOLOGIA, ONDE FORAM REALIZADOS ATENDIMENTOS PARA ESTUDANTES EM RECUPERAÇÃO NA DISCIPLINA. O PRESENTE ESTUDO OCORREU NO ÂMBITO DO SUBPROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA, QUE REQUISITA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS-CAMPO. DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018, OS ATENDIMENTOS FORAM PROPOSTOS AOS ESTUDANTES QUE SE ENCONTRAVAM EM RECUPERAÇÃO. PARA VERIFICAR A INFLUÊNCIA DESTA AÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ANALISARAM-SE OS RESULTADOS DA PROVA DE RECUPERAÇÃO, COMPARANDO O RENDIMENTO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA MONITORIA COM OS NÃO PARTICIPANTES. ALÉM DISSO, TAMBÉM UTILIZAMOS UMA FICHA AVALIATIVA A FIM DE IDENTIFICAR A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À INSERÇÃO DA MONITORIA COMO MODALIDADE DE ENSINO INOVADORA NA ESCOLA-CAMPO. DESTACOU-SE A SATISFAÇÃO ESTUDANTIL EM RELAÇÃO AO PROJETO E A MELHORIA NO DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS NOTAS DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO. ESTA EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DOCENTE E AUXILIOU OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID7985_18102019095032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA DA SILVA CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "SANDRA " "autor_email" => "sandraclips@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS PLANALTINA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61149 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 591 "inscrito_id" => 7985 "titulo" => "MONITORIA DE BIOLOGIA – FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DEVE SER DESENVOLVIDO COM ATIVIDADES QUE AUXILIEM OS LICENCIANDOS NA CERTEZA PELA ESCOLHA PROFISSIONAL. INSERIR ESTES FUTUROS DOCENTES NO AMBIENTE DE ESCOLAR É ESSENCIAL NO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO. COMO PARTE DO PROCESSO DE INSERÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NO AMBIENTE DE SALA DE AULA, DESENVOLVENDO HABILIDADES E POSTURA DIANTE DE DETERMINADAS SITUAÇÕES, CRIOU-SE O PROJETO MONITORIA DE BIOLOGIA, ONDE FORAM REALIZADOS ATENDIMENTOS PARA ESTUDANTES EM RECUPERAÇÃO NA DISCIPLINA. O PRESENTE ESTUDO OCORREU NO ÂMBITO DO SUBPROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA, QUE REQUISITA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS-CAMPO. DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018, OS ATENDIMENTOS FORAM PROPOSTOS AOS ESTUDANTES QUE SE ENCONTRAVAM EM RECUPERAÇÃO. PARA VERIFICAR A INFLUÊNCIA DESTA AÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ANALISARAM-SE OS RESULTADOS DA PROVA DE RECUPERAÇÃO, COMPARANDO O RENDIMENTO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA MONITORIA COM OS NÃO PARTICIPANTES. ALÉM DISSO, TAMBÉM UTILIZAMOS UMA FICHA AVALIATIVA A FIM DE IDENTIFICAR A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À INSERÇÃO DA MONITORIA COMO MODALIDADE DE ENSINO INOVADORA NA ESCOLA-CAMPO. DESTACOU-SE A SATISFAÇÃO ESTUDANTIL EM RELAÇÃO AO PROJETO E A MELHORIA NO DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS NOTAS DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO. ESTA EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DOCENTE E AUXILIOU OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE, MONITORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID7985_18102019095032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA DA SILVA CAVALCANTE " "autor_nome_curto" => "SANDRA " "autor_email" => "sandraclips@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS PLANALTINA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }