O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DEVE SER DESENVOLVIDO COM ATIVIDADES QUE AUXILIEM OS LICENCIANDOS NA CERTEZA PELA ESCOLHA PROFISSIONAL. INSERIR ESTES FUTUROS DOCENTES NO AMBIENTE DE ESCOLAR É ESSENCIAL NO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO. COMO PARTE DO PROCESSO DE INSERÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NO AMBIENTE DE SALA DE AULA, DESENVOLVENDO HABILIDADES E POSTURA DIANTE DE DETERMINADAS SITUAÇÕES, CRIOU-SE O PROJETO MONITORIA DE BIOLOGIA, ONDE FORAM REALIZADOS ATENDIMENTOS PARA ESTUDANTES EM RECUPERAÇÃO NA DISCIPLINA. O PRESENTE ESTUDO OCORREU NO ÂMBITO DO SUBPROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA, QUE REQUISITA INTERVENÇÕES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS-CAMPO. DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2018, OS ATENDIMENTOS FORAM PROPOSTOS AOS ESTUDANTES QUE SE ENCONTRAVAM EM RECUPERAÇÃO. PARA VERIFICAR A INFLUÊNCIA DESTA AÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ANALISARAM-SE OS RESULTADOS DA PROVA DE RECUPERAÇÃO, COMPARANDO O RENDIMENTO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA MONITORIA COM OS NÃO PARTICIPANTES. ALÉM DISSO, TAMBÉM UTILIZAMOS UMA FICHA AVALIATIVA A FIM DE IDENTIFICAR A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À INSERÇÃO DA MONITORIA COMO MODALIDADE DE ENSINO INOVADORA NA ESCOLA-CAMPO. DESTACOU-SE A SATISFAÇÃO ESTUDANTIL EM RELAÇÃO AO PROJETO E A MELHORIA NO DESEMPENHO DOS PARTICIPANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO DAS NOTAS DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO. ESTA EXPERIÊNCIA CONTRIBUIU NA FORMAÇÃO DOCENTE E AUXILIOU OS ESTUDANTES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA.