NO ATUAL MOMENTO PELO QUAL PASSA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, A NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA LEITURA VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO PARA A PESQUISA NO SENTIDO DE MOTIVAR OS PROFESSORES A CONTRIBUÍREM COM O SUCESSO DESSA PRÁTICA. ESTE TRABALHO OBJETIVA ENFATIZAR A LITERATURA COMO MEIO FACILITADOR PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ENQUANTO ALUNOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. A LEITURA LITERÁRIA AQUI É TRATADA COMO UMA ATIVIDADE EM CONTÍNUA NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO E OS PROFESSORES, VISTOS COMO MAIORES COLABORADORES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES. ASSIM, DURANTE TODO O PERCURSO METODOLÓGICO, BUSCOU-SE ESCREVER FAZENDO UM ENTRECRUZAMENTO ENTRE A LEITURA E A LITERATURA NA PERSPECTIVA DO ENSINAR. NESSA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E EMPÍRICA, É EXPOSTO UM LEVANTAMENTO DE DADOS CONCRETIZADO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO, ONDE PROCUROU-SE EXIBIR UM RETRATO DE PROFESSORES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO COM SUAS ESPECIFICIDADES E CONCEPÇÕES SOBRE SUA CONDIÇÃO DE (NÃO) LEITOR. EM HARMONIA COM AS ACLARAÇÕES DE: FOUCAMBERT (1994), BARDIN (2011), CÂNDIDO (1972) E FREIRE (1984), BUSCA-SE DEPOIMENTOS SIGNIFICATIVOS SOBRE PROCESSOS QUE CONTRIBUEM COM A FORMAÇÃO DE “FORMADORES DE NOVOS LEITORES”.