O PRESENTE TEXTO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SE APROPRIARAM DO APPRENTI GÉOMÈTRE 2 (AG2), SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA, NA RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE CLASSIFICADA COMO PRODUÇÃO DE SUPERFÍCIE. PARA ISSO, FOI ADOTADA A TEORIA INSTRUMENTAL PROPOSTA POR RABARDEL. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SE TEM A APLICABILIDADE DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE SUPERFÍCIE, NA QUAL 13 LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO DEVERIAM CONSTRUIR UMA FIGURA DE ÁREA MAIOR, MENOR E DE MESMA ÁREA QUE A DE UMA FIGURA DADA NO SOFTWARE AG2. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM A TRANSFORMAÇÃO DO ARTEFATO AG2 EM INSTRUMENTO, PELO MENOS NAS FERRAMENTAS UTILIZADAS AO LONGO DO PROCESSO RESOLUTIVO DA ATIVIDADE, PELOS LICENCIANDOS. AO OBSERVAR ESSA PASSAGEM, SE VERIFICOU POR MEIO DOS PROCESSOS DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO, QUE OCORREU INDÍCIOS DO PROCESSO DA GÊNESE INSTRUMENTAL.