Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA COMUNIDADE ESCOLAR

Palavra-chaves: PROCESSO DE INCLUSÃO, EXCLUSÃO SOCIAL, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COMUNIDADE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO BIBLIOGRÁFICO TRAZ EM SEUS ESCRITOS, ESTUDOS EMBASADOS EM LITERATURAS DO MEIO ACADÊMICO QUE DESCORTINAM O ATO DE INCLUIR E EXCLUIR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, ESBOÇANDO AS CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE ESCOLAR EXCLUDENTE E PROPONDO UMA NOVA FORMA DE SE PENSAR SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL. O TRABALHO AINDA CONTA COM UM OBJETIVO GERAL QUE CONSISTE EM CARACTERIZAR O PROCESSO DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DENTRO DA COMUNIDADE ESCOLAR. POR ESSA RAZÃO, ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE POR APRESENTAR, UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA AÇÃO INCLUSIVA RESPALDADA NOS TERMOS LEGAIS, QUE VERSAM SOBRE OS CONTEXTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO ESCOLAR ALÉM DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EM PROCESSOS INCLUSIVOS, TRAZENDO NOVOS HORIZONTES COMO PROPOSTA DE AUTOCONHECIMENTO DE ACORDO COM POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E INTERDISCIPLINARES, NO INTUITO DE EXTINGUIR TODA E QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO E SEGREGAÇÃO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

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