A INCLUSÃO EXCLUDENTE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE INSERÇÃO DOS ALUNOS NO SISTEMA EDUCACIONAL ESCOLAR, PORÉM OS ALUNOS NÃO RECEBEM FORMAÇÃO DE QUALIDADE DE MANEIRA QUE ESTE POSSA ESTAR APTO À VIDA EM SOCIEDADE E AO MERCADO DE TRABALHO. ENTENDE-SE A AVALIAÇÃO COMO UM DOS MECANISMOS QUE CONTRIBUEM COM A EXCLUSÃO EXCLUDENTE POR SER ESSE UM SISTEMA QUE SEGREGA, HIERARQUIZA, INCLUI OU EXCLUI DE FORMA QUE A DESIGUALDADE VAI SE REPRODUZINDO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. O TRABALHO APRESENTA, DE FORMA RESUMIDA, UMA ANÁLISE DO PROCESSO AVALIATIVO APLICADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, O PERCURSO HISTÓRICO, COMO ESSE MÉTODO ACONTECE NOS ESPAÇOS ESCOLARES, ACOMPANHADA DE UMA REFLEXÃO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA QUE NORTEIA ESSE ESTÁGIO E COMO ESTE PROCESSO CONSTRÓI SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO JUNTO AOS ALUNOS QUE FAZEM PARTE DESSA ESTRUTURA DE FORMAÇÃO, A ESCOLA PÚBLICA. TENDO COMO PRINCIPAIS AUTORES: JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (2005/2012), PHILLIP PERRENOUD (1999), CIPRIANO LUCKESI (2005), ACÁCIA KUENZER (2005), LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1996), CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988), UTILIZANDO LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE SE VOLTAM PARA O TEMA, EMBASADA NOS PRESSUPOSTOS DA CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CRÍTICA. AQUI NÃO SE PRETENDE ESGOTAR UM TEMA TÃO RICO E TÃO FARTO DE INFORMAÇÕES E OLHARES, MAS OBJETIVA-SE ANALISAR COMO UM DOS MECANISMOS DA APRENDIZAGEM PODE INFLUENCIAR EM TODO O PROCESSO JUNTAMENTE COM OUTROS QUE TAMBÉM FAZEM PARTE DA BUSCA DO CONHECIMENTO.