COM ESTE ARTIGO PRETENDEMOS ANALISAR OS RESULTADOS DE PESQUISAS TEÓRICAS E DOCUMENTAIS REALIZADAS EM TRÊS PROJETOS DESENVOLVIDOS ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2019, “PRÁTICAS DE LEITURA: PROPOSTA DE MEDIAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS NÍVEIS DE ENSINO DO IFRO, CAMPUS VILHENA”, “ESPAÇO INSTITUCIONAL DA LEITURA COMO FONTE INTERDISCIPLINAR DO CONHECIMENTO” E “PRÁTICAS DE LEITURA: AÇÕES E INTERVENÇÕES NO ÂMBITO DO IFRO”. ESTES PROJETOS FORAM DESENVOLVIDOS RESPECTIVAMENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – IFRO, RESPECTIVAMENTE NOS CAMPI VILHENA, JI-PARANÁ , COLORADO DO OESTE E CACOAL. A PROPOSTA BASEIA-SE NA NECESSIDADE DE REFLETIR, ACERCA DO ESPAÇO INSTITUCIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA. TERÁ COMO UMA DAS HIPÓTESES A CRIAÇÃO DE MECANISMOS DE ESCUTA DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES AS QUAIS POSSAM PERMITIR UM MELHOR RECONHECIMENTO DO ESTADO ATUAL DA LITERATURA, EM FACE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, NO QUE DIZ RESPEITO À ÁREA EM ESTUDO. ESSA PROPOSTA JUSTIFICA-SE PELA AUSÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS BEM DEFINIDAS QUE SE MOSTREM CONSISTENTES PARA A GARANTIA DO ESPAÇO INSTITUCIONAL DA LEITURA COMO FONTE INTERDISCIPLINAR DO CONHECIMENTO, NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUE PRIMA PELA PROFISSIONALIZAÇÃO E PELO ENSINO TÉCNICO, BACHARELADO OU TECNÓLOGO. PARA TANTO, APRESENTAM-SE DADOS OBTIDOS JUNTO AO DEPARTAMENTO DE PESQUISA (DEPESP), DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO (DEPEX), DEPARTAMENTO DE ENSINO (DE) E BIBLIOTECA DAS INSTITUIÇÕES. O OBJETIVO DESSE ARTIGO É DESCREVER E COMPARAR OS RESULTADOS ENTRE OS TRÊS PROJETOS, DE MODO A COMPREENDER E ANALISAR COMO O ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA ESTÁ CONCILIADA NO MEIO ACADÊMICO E PROFISSIONAL.