O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É EXPLANAR MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA), CAMPUS CRATO. ATRAVÉS DE TRABALHOS QUE FORAM DESENVOLVIDOS NA EEMTI DONA MARIA AMÉLIA BEZERRA, NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, EM QUE O MEU GRUPO FICOU RESPONSÁVEL, JUNTAMENTE COM O NOSSO SUPERVISOR, PELA ELETIVA DE INGLÊS BÁSICO. ALÉM DE COMPARTILHAR VIVÊNCIAS CONSTATO AQUI A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA, PELA RESPONSABILIDADE DE OFERECER DESDE O COMEÇO DA GRADUAÇÃO ESSA RELAÇÃO ENTRE GRADUANDO E ESCOLA. JUNTAMENTE COM A UNIVERSIDADE O FUTURO PROFESSOR ENCONTRA UM AMBIENTE QUE SE TORNA MAIS RICO PARA SUA TRANSFORMAÇÃO E AMADURECIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO UTILIZO DO CONCEITO DE CONEXÃO ENTRE LINGUAGEM E CULTURA DE BROWN (2001) E DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA COMO EXERCÍCIO DA LIBERDADE DE HOOKS (2013).