Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CORDA BAMBA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL: O CASO DE UM MUNICÍPIO DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSE ARTIGO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE OS PRESSUPOSTOS QUE PERMEIAM O PARADIGMA DA INCLUSÃO EDUCACIONAL A PARTIR DA LEGISLAÇÃO, BEM COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO. PARA TAL, OPTOU-SE PELA ESCOLHA METODOLÓGICA DE PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OBSERVAÇÃO NÃO PARTICIPANTE. OS RESULTADOS APONTARAM QUE APESAR DE ESTARMOS SOB O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A ESCOLA SE CONFIGURA COMO INTEGRADORA, POIS É O ALUNO QUE PRECISA SE ADEQUAR À ESCOLA, ALÉM DISSO, CONSTATAMOS A AUSÊNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, E A PRESENÇA DE BARREIRAS FÍSICAS E ATITUDINAIS, REFORÇADAS EM SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.

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