AS PRÁTICAS E METODOLOGIAS EM SALA DE AULA SÃO ALTERNATIVAS E CADA VEZ MAIS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE DIVERSIDADES ÁREAS. NO ENSINO DE BIOLOGIA ESSE TIPO DE PRÁTICA É BASTANTE UTILIZADA E SURGE COMO POTENCIALIZADOR DO CONHECIMENTO. OBJETIVANDO MELHORAR O APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE TRANSPORTE CELULAR, O PRESENTE TRABALHO TRAZ EM SUA ESTRUTURA UMA ABORDAGEM DE COMO REALIZAR UMA AULA INTITULADA COMO BATAS CHORONAS. O PRINCIPAL FOCO DO TRABALHO É ESCLARECER PARA OS ALUNOS CONCEITOS RELACIONADOS AO TRANSPORTE CELULAR DE MANEIRA SIMPLES E OBJETIVA. TENDO ISSO EM VISTA, O TRABALHO PROPOSTO VEM MOSTRAR UM EXPERIMENTO REALIZADO EM SALA DE AULA, UMA PRÁTICA SIMPLES E BARATA, CAPAZ DE SE FAZER ENTENDER UM POUCO DO PROCESSO DE TRANSPORTE CELULAR, UTILIZANDO APENAS DUAS BATATAS INGLESAS, SAL E AÇÚCAR, FAZENDO ASSIM COM QUE O ALUNO APRENDA DE FORMA SIMPLES E PRATICA O CONTEÚDO. A METODOLOGIA DIFUNDIDA NESSE PRESENTE ESTUDO SE DESENVOLVEU A PARTIR DE UMA AULA PRATICA REALIZADA NUMA TURMA DE 2° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFRN CAMPUS MACAU E EM SEGUIDA REALIZADA O EXPERIMENTO NESSA MESMA TURMA. É ESPERADO QUE A REFLEXÃO ATRAVÉS DO EXPERIMENTO CONTRIBUA PARA COM A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO CONSIDERANDO OS ASPECTOS BÁSICOS DA INTERATIVIDADE VIVENCIADA PELO EXPERIMENTO FEITO EM SALA DE AULA.