NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É POSSÍVEL PRESENCIAR E ESCUTAR RELATOS DE PROFISSIONAIS SOBRE CRIANÇAS COM DESIGUALDADE DE APRENDIZAGEM E BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR NAS ÁREAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. EM RAZÃO DESTE CONTEXTO, FOI PROPOSTO UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS ÀS CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS REFERIDAS ÁREAS. NESTE ARTIGO, A PROPOSTA É DISCUTIR CONCEPÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTAM O PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS COM ALUNOS DO 2º E 3º ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS - BANANEIRAS/PB, QUANTO À APRENDIZAGEM, À ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA. FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DA REFLEXIVIDADE DAS PRÁTICAS, COM ALARCÃO (2005) E PIMENTA (2002); E NO CONCEITO DE ZEICHNER (2010), DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA. A METODOLOGIA ADOTADA INCLUIU A LEITURA E A PROBLEMATIZAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO E DOS REGISTROS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM DOIS EIXOS: MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. O PRIMEIRO EIXO FUNDAMENTA-SE NO CONCEITO DE VYGOTSKY (1998), O QUAL ENTENDE A MEDIAÇÃO COMO TODA AÇÃO QUE SE INTERPÕE ENTRE O SUJEITO E O OBJETO DO CONHECIMENTO. NO SEGUNDO EIXO, A ALFABETIZAÇÃO REFERE-SE NÃO APENAS AS HABILIDADES DE CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO, MAS SE AMPLIA AO DOMÍNIO DO LETRAMENTO COM OS USOS DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA SOCIEDADE.