PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS - BANANEIRAS/PB
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62122 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2418 "inscrito_id" => 9922 "titulo" => "PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS - BANANEIRAS/PB" "resumo" => "NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É POSSÍVEL PRESENCIAR E ESCUTAR RELATOS DE PROFISSIONAIS SOBRE CRIANÇAS COM DESIGUALDADE DE APRENDIZAGEM E BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR NAS ÁREAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. EM RAZÃO DESTE CONTEXTO, FOI PROPOSTO UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS ÀS CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS REFERIDAS ÁREAS. NESTE ARTIGO, A PROPOSTA É DISCUTIR CONCEPÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTAM O PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS COM ALUNOS DO 2º E 3º ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS - BANANEIRAS/PB, QUANTO À APRENDIZAGEM, À ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA. FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DA REFLEXIVIDADE DAS PRÁTICAS, COM ALARCÃO (2005) E PIMENTA (2002); E NO CONCEITO DE ZEICHNER (2010), DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA. A METODOLOGIA ADOTADA INCLUIU A LEITURA E A PROBLEMATIZAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO E DOS REGISTROS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM DOIS EIXOS: MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. O PRIMEIRO EIXO FUNDAMENTA-SE NO CONCEITO DE VYGOTSKY (1998), O QUAL ENTENDE A MEDIAÇÃO COMO TODA AÇÃO QUE SE INTERPÕE ENTRE O SUJEITO E O OBJETO DO CONHECIMENTO. NO SEGUNDO EIXO, A ALFABETIZAÇÃO REFERE-SE NÃO APENAS AS HABILIDADES DE CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO, MAS SE AMPLIA AO DOMÍNIO DO LETRAMENTO COM OS USOS DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM, PRÁTICAS COLABORATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9922_18082019205718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FARIAS DA SILVA GURGEL DUTRA" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO GURGEL DUTRA" "autor_email" => "concefarias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62122 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2418 "inscrito_id" => 9922 "titulo" => "PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS - BANANEIRAS/PB" "resumo" => "NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É POSSÍVEL PRESENCIAR E ESCUTAR RELATOS DE PROFISSIONAIS SOBRE CRIANÇAS COM DESIGUALDADE DE APRENDIZAGEM E BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR NAS ÁREAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. EM RAZÃO DESTE CONTEXTO, FOI PROPOSTO UM PROJETO DE EXTENSÃO COM PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS ÀS CRIANÇAS DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS REFERIDAS ÁREAS. NESTE ARTIGO, A PROPOSTA É DISCUTIR CONCEPÇÕES TEÓRICAS QUE FUNDAMENTAM O PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS COLABORATIVAS COM ALUNOS DO 2º E 3º ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM FLORENTINO DE MEDEIROS - BANANEIRAS/PB, QUANTO À APRENDIZAGEM, À ALFABETIZAÇÃO E AO LETRAMENTO EM LÍNGUA MATERNA. FUNDAMENTA-SE NA TEORIA DA REFLEXIVIDADE DAS PRÁTICAS, COM ALARCÃO (2005) E PIMENTA (2002); E NO CONCEITO DE ZEICHNER (2010), DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA. A METODOLOGIA ADOTADA INCLUIU A LEITURA E A PROBLEMATIZAÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO E DOS REGISTROS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM DOIS EIXOS: MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. O PRIMEIRO EIXO FUNDAMENTA-SE NO CONCEITO DE VYGOTSKY (1998), O QUAL ENTENDE A MEDIAÇÃO COMO TODA AÇÃO QUE SE INTERPÕE ENTRE O SUJEITO E O OBJETO DO CONHECIMENTO. NO SEGUNDO EIXO, A ALFABETIZAÇÃO REFERE-SE NÃO APENAS AS HABILIDADES DE CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO, MAS SE AMPLIA AO DOMÍNIO DO LETRAMENTO COM OS USOS DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DA SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM, PRÁTICAS COLABORATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9922_18082019205718.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO FARIAS DA SILVA GURGEL DUTRA" "autor_nome_curto" => "CONCEIÇÃO GURGEL DUTRA" "autor_email" => "concefarias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }