OS PROCESSOS COGNITIVOS E LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61899 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3982 "inscrito_id" => 9691 "titulo" => "OS PROCESSOS COGNITIVOS E LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS CATEGORIAS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E QUAIS DIFICULTAM A SUA APRENDIZAGEM. ESTA INVESTIGAÇÃO PARTIU DA NECESSIDADE DE ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. A ABORDAGEM PRÁTICA DEU-SE NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA, MINISTRADO AOS ESTUDANTES DOS 3OS ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS CAICÓ. PARA A COLETA DOS DADOS, ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO QUE VERSOU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. ESTIVERAM APTOS A RESPONDER TAL QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS QUE CURSAM DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NA ANÁLISE DOS DADOS, OBSERVOU-SE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM ESTA DISCIPLINA. POR CONSEGUINTE, IDENTIFICOU-SE FATORES QUE DIFICULTAVAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM OS EMOCIONAIS COMO UM DOS MAIS AGRAVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, PENSOU-SE EM UMA NOVA PESQUISA COM O INTUITO DE AVERIGUAR AS CAUSAS APONTADAS COMO ASPECTOS NEGATIVOS. ASSIM, PRODUZIU-SE UM NOVO QUESTIONÁRIO QUE NOTABILIZOU ESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIANDO O ELO ENTRE AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO. À LUZ DA MATEMÁTICA, OS DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A NECESSIDADE DE ENXERGÁ-LOS COMO COAUTORES DO SEU PROGRESSO DENTRO E/OU FORA DA SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO, COGNIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9691_31102019091024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAILDO MAIA" "autor_nome_curto" => "JOAILDO" "autor_email" => "joaildomaia@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61899 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3982 "inscrito_id" => 9691 "titulo" => "OS PROCESSOS COGNITIVOS E LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS CATEGORIAS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E QUAIS DIFICULTAM A SUA APRENDIZAGEM. ESTA INVESTIGAÇÃO PARTIU DA NECESSIDADE DE ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. A ABORDAGEM PRÁTICA DEU-SE NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA, MINISTRADO AOS ESTUDANTES DOS 3OS ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS CAICÓ. PARA A COLETA DOS DADOS, ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO QUE VERSOU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. ESTIVERAM APTOS A RESPONDER TAL QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS QUE CURSAM DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NA ANÁLISE DOS DADOS, OBSERVOU-SE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM ESTA DISCIPLINA. POR CONSEGUINTE, IDENTIFICOU-SE FATORES QUE DIFICULTAVAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM OS EMOCIONAIS COMO UM DOS MAIS AGRAVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, PENSOU-SE EM UMA NOVA PESQUISA COM O INTUITO DE AVERIGUAR AS CAUSAS APONTADAS COMO ASPECTOS NEGATIVOS. ASSIM, PRODUZIU-SE UM NOVO QUESTIONÁRIO QUE NOTABILIZOU ESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIANDO O ELO ENTRE AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO. À LUZ DA MATEMÁTICA, OS DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A NECESSIDADE DE ENXERGÁ-LOS COMO COAUTORES DO SEU PROGRESSO DENTRO E/OU FORA DA SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO, COGNIÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9691_31102019091024.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAILDO MAIA" "autor_nome_curto" => "JOAILDO" "autor_email" => "joaildomaia@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }