ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS CATEGORIAS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E QUAIS DIFICULTAM A SUA APRENDIZAGEM. ESTA INVESTIGAÇÃO PARTIU DA NECESSIDADE DE ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. A ABORDAGEM PRÁTICA DEU-SE NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA, MINISTRADO AOS ESTUDANTES DOS 3OS ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS CAICÓ. PARA A COLETA DOS DADOS, ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO QUE VERSOU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. ESTIVERAM APTOS A RESPONDER TAL QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS QUE CURSAM DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NA ANÁLISE DOS DADOS, OBSERVOU-SE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM ESTA DISCIPLINA. POR CONSEGUINTE, IDENTIFICOU-SE FATORES QUE DIFICULTAVAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM OS EMOCIONAIS COMO UM DOS MAIS AGRAVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, PENSOU-SE EM UMA NOVA PESQUISA COM O INTUITO DE AVERIGUAR AS CAUSAS APONTADAS COMO ASPECTOS NEGATIVOS. ASSIM, PRODUZIU-SE UM NOVO QUESTIONÁRIO QUE NOTABILIZOU ESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIANDO O ELO ENTRE AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO. À LUZ DA MATEMÁTICA, OS DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A NECESSIDADE DE ENXERGÁ-LOS COMO COAUTORES DO SEU PROGRESSO DENTRO E/OU FORA DA SALA DE AULA.