Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS PROCESSOS COGNITIVOS E LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO, COGNIÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61899
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3982
    "inscrito_id" => 9691
    "titulo" => "OS PROCESSOS COGNITIVOS E LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS CATEGORIAS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E QUAIS DIFICULTAM A SUA APRENDIZAGEM. ESTA INVESTIGAÇÃO PARTIU DA NECESSIDADE DE ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. A ABORDAGEM PRÁTICA DEU-SE NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA, MINISTRADO AOS ESTUDANTES DOS 3OS ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS CAICÓ. PARA A COLETA DOS DADOS, ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO QUE VERSOU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. ESTIVERAM APTOS A RESPONDER TAL QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS QUE CURSAM DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NA ANÁLISE DOS DADOS, OBSERVOU-SE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM ESTA DISCIPLINA. POR CONSEGUINTE, IDENTIFICOU-SE FATORES QUE DIFICULTAVAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM OS EMOCIONAIS COMO UM DOS MAIS AGRAVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, PENSOU-SE EM UMA NOVA PESQUISA COM O INTUITO DE AVERIGUAR AS CAUSAS APONTADAS COMO ASPECTOS NEGATIVOS. ASSIM, PRODUZIU-SE UM NOVO QUESTIONÁRIO QUE NOTABILIZOU ESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIANDO O ELO ENTRE AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO. À LUZ DA MATEMÁTICA, OS DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A NECESSIDADE DE ENXERGÁ-LOS COMO COAUTORES DO SEU PROGRESSO DENTRO E/OU FORA DA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO, COGNIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9691_31102019091024.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAILDO MAIA"
    "autor_nome_curto" => "JOAILDO"
    "autor_email" => "joaildomaia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61899
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3982
    "inscrito_id" => 9691
    "titulo" => "OS PROCESSOS COGNITIVOS E LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS CATEGORIAS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E QUAIS DIFICULTAM A SUA APRENDIZAGEM. ESTA INVESTIGAÇÃO PARTIU DA NECESSIDADE DE ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. A ABORDAGEM PRÁTICA DEU-SE NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA, MINISTRADO AOS ESTUDANTES DOS 3OS ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS CAICÓ. PARA A COLETA DOS DADOS, ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO QUE VERSOU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. ESTIVERAM APTOS A RESPONDER TAL QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS QUE CURSAM DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NA ANÁLISE DOS DADOS, OBSERVOU-SE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM ESTA DISCIPLINA. POR CONSEGUINTE, IDENTIFICOU-SE FATORES QUE DIFICULTAVAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM OS EMOCIONAIS COMO UM DOS MAIS AGRAVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, PENSOU-SE EM UMA NOVA PESQUISA COM O INTUITO DE AVERIGUAR AS CAUSAS APONTADAS COMO ASPECTOS NEGATIVOS. ASSIM, PRODUZIU-SE UM NOVO QUESTIONÁRIO QUE NOTABILIZOU ESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIANDO O ELO ENTRE AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO. À LUZ DA MATEMÁTICA, OS DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A NECESSIDADE DE ENXERGÁ-LOS COMO COAUTORES DO SEU PROGRESSO DENTRO E/OU FORA DA SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO, COGNIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID9691_31102019091024.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAILDO MAIA"
    "autor_nome_curto" => "JOAILDO"
    "autor_email" => "joaildomaia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS CATEGORIAS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E QUAIS DIFICULTAM A SUA APRENDIZAGEM. ESTA INVESTIGAÇÃO PARTIU DA NECESSIDADE DE ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. A ABORDAGEM PRÁTICA DEU-SE NO CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA, MINISTRADO AOS ESTUDANTES DOS 3OS ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS CAICÓ. PARA A COLETA DOS DADOS, ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO QUE VERSOU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. ESTIVERAM APTOS A RESPONDER TAL QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS QUE CURSAM DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NA ANÁLISE DOS DADOS, OBSERVOU-SE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM ESTA DISCIPLINA. POR CONSEGUINTE, IDENTIFICOU-SE FATORES QUE DIFICULTAVAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENTRE OS QUAIS SE DESTACAM OS EMOCIONAIS COMO UM DOS MAIS AGRAVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, PENSOU-SE EM UMA NOVA PESQUISA COM O INTUITO DE AVERIGUAR AS CAUSAS APONTADAS COMO ASPECTOS NEGATIVOS. ASSIM, PRODUZIU-SE UM NOVO QUESTIONÁRIO QUE NOTABILIZOU ESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIANDO O ELO ENTRE AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO. À LUZ DA MATEMÁTICA, OS DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A NECESSIDADE DE ENXERGÁ-LOS COMO COAUTORES DO SEU PROGRESSO DENTRO E/OU FORA DA SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.