Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID E O ENSINO DO TEMPO GEOLÓGICO: UMA ABORDAGEM DE PALEONTOLOGIA E PROTAGONISMO

Palavra-chaves: TEMPO GEOLÓGICO, PROTAGONISMO, PIBID, ENSINO DE BIOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62028
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1491
    "inscrito_id" => 3307
    "titulo" => "PIBID E O ENSINO DO TEMPO GEOLÓGICO: UMA ABORDAGEM DE PALEONTOLOGIA E PROTAGONISMO"
    "resumo" => "O PIBID PROMOVE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR, POSSIBILITANDO A ESTES A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E QUE PROPONHAM INTERVENÇÕES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, AJUDANDO NA MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DISSO, OS BOLSISTAS DA ÁREA DA BIOLOGIA DA ESCOLA EEEP LYSIA PIMENTEL DE SOBRAL-CE, DESENVOLVERAM UMA ATIVIDADE RELACIONADA AO TEMPO GEOLÓGICO DENTRO DO TEMA PALEONTOLOGIA. ESTA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS DISCENTES O CONTATO COM A GEOCIÊNCIA E COM A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS IMPORTANTES DE UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E PALPÁVEL, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA MESMA. A ATIVIDADE INICIOU-SE COM UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS ÉONS E PRINCIPAIS ERAS. APÓS ISSO, OS ALUNOS EM GRUPOS, TINHAM 11 PEÇAS DE SERES VIVOS E DEVERIAM CONSTRUIR UMA COLUNA DE TEMPO GEOLÓGICO, DESTACANDO OS GRUPOS DE SERES VIVOS QUE ELES ACREDITAVAM TER SURGIDO EM DETERMINADO PERÍODO. NO FINAL DA ATIVIDADE OS ALUNOS, JUNTO COM OS BOLSISTAS, DEBATERAM SOBRE O TEMA E OS PRINCIPAIS EVENTOS DE EXTINÇÃO, E À MEDIDA QUE A CONVERSA CAMINHAVA AS EQUIPES CONFERIAM SUA COLUNA. OS ALUNOS FORAM PROTAGONISTAS COMO CONSTRUTORES DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, ESTES TRABALHARAM EM EQUIPE DE FORMA ATIVA E MOSTRARAM MUITO INTERESSE E DÚVIDAS QUE FORAM ESCLARECIDAS DURANTE A ATIVIDADE. CONCLUIU-SE QUE, DE FORMA PRÁTICA E ATIVA, OS DISCENTES PUDERAM COMPREENDER UM TEMA COMPLEXO DE MANEIRA SIMPLES, ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS. É NECESSÁRIO AINDA QUE HAJA CONTINUIDADE NAS AÇÕES, ABORDANDO OUTRAS TEMÁTICAS E DISCUSSÕES RELACIONADAS A GEOCIÊNCIAS AFIM DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TEMPO GEOLÓGICO, PROTAGONISMO, PIBID, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3307_14082019105854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISALICE BRITO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISALICE BRITO"
    "autor_email" => "isalicebritoaqui@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62028
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1491
    "inscrito_id" => 3307
    "titulo" => "PIBID E O ENSINO DO TEMPO GEOLÓGICO: UMA ABORDAGEM DE PALEONTOLOGIA E PROTAGONISMO"
    "resumo" => "O PIBID PROMOVE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR, POSSIBILITANDO A ESTES A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E QUE PROPONHAM INTERVENÇÕES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, AJUDANDO NA MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DISSO, OS BOLSISTAS DA ÁREA DA BIOLOGIA DA ESCOLA EEEP LYSIA PIMENTEL DE SOBRAL-CE, DESENVOLVERAM UMA ATIVIDADE RELACIONADA AO TEMPO GEOLÓGICO DENTRO DO TEMA PALEONTOLOGIA. ESTA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS DISCENTES O CONTATO COM A GEOCIÊNCIA E COM A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS IMPORTANTES DE UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E PALPÁVEL, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA MESMA. A ATIVIDADE INICIOU-SE COM UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS ÉONS E PRINCIPAIS ERAS. APÓS ISSO, OS ALUNOS EM GRUPOS, TINHAM 11 PEÇAS DE SERES VIVOS E DEVERIAM CONSTRUIR UMA COLUNA DE TEMPO GEOLÓGICO, DESTACANDO OS GRUPOS DE SERES VIVOS QUE ELES ACREDITAVAM TER SURGIDO EM DETERMINADO PERÍODO. NO FINAL DA ATIVIDADE OS ALUNOS, JUNTO COM OS BOLSISTAS, DEBATERAM SOBRE O TEMA E OS PRINCIPAIS EVENTOS DE EXTINÇÃO, E À MEDIDA QUE A CONVERSA CAMINHAVA AS EQUIPES CONFERIAM SUA COLUNA. OS ALUNOS FORAM PROTAGONISTAS COMO CONSTRUTORES DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, ESTES TRABALHARAM EM EQUIPE DE FORMA ATIVA E MOSTRARAM MUITO INTERESSE E DÚVIDAS QUE FORAM ESCLARECIDAS DURANTE A ATIVIDADE. CONCLUIU-SE QUE, DE FORMA PRÁTICA E ATIVA, OS DISCENTES PUDERAM COMPREENDER UM TEMA COMPLEXO DE MANEIRA SIMPLES, ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS. É NECESSÁRIO AINDA QUE HAJA CONTINUIDADE NAS AÇÕES, ABORDANDO OUTRAS TEMÁTICAS E DISCUSSÕES RELACIONADAS A GEOCIÊNCIAS AFIM DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TEMPO GEOLÓGICO, PROTAGONISMO, PIBID, ENSINO DE BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID3307_14082019105854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISALICE BRITO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ISALICE BRITO"
    "autor_email" => "isalicebritoaqui@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PIBID PROMOVE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR, POSSIBILITANDO A ESTES A OBSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR E QUE PROPONHAM INTERVENÇÕES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, AJUDANDO NA MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DISSO, OS BOLSISTAS DA ÁREA DA BIOLOGIA DA ESCOLA EEEP LYSIA PIMENTEL DE SOBRAL-CE, DESENVOLVERAM UMA ATIVIDADE RELACIONADA AO TEMPO GEOLÓGICO DENTRO DO TEMA PALEONTOLOGIA. ESTA ATIVIDADE TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS DISCENTES O CONTATO COM A GEOCIÊNCIA E COM A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS IMPORTANTES DE UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E PALPÁVEL, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA MESMA. A ATIVIDADE INICIOU-SE COM UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS ÉONS E PRINCIPAIS ERAS. APÓS ISSO, OS ALUNOS EM GRUPOS, TINHAM 11 PEÇAS DE SERES VIVOS E DEVERIAM CONSTRUIR UMA COLUNA DE TEMPO GEOLÓGICO, DESTACANDO OS GRUPOS DE SERES VIVOS QUE ELES ACREDITAVAM TER SURGIDO EM DETERMINADO PERÍODO. NO FINAL DA ATIVIDADE OS ALUNOS, JUNTO COM OS BOLSISTAS, DEBATERAM SOBRE O TEMA E OS PRINCIPAIS EVENTOS DE EXTINÇÃO, E À MEDIDA QUE A CONVERSA CAMINHAVA AS EQUIPES CONFERIAM SUA COLUNA. OS ALUNOS FORAM PROTAGONISTAS COMO CONSTRUTORES DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, ESTES TRABALHARAM EM EQUIPE DE FORMA ATIVA E MOSTRARAM MUITO INTERESSE E DÚVIDAS QUE FORAM ESCLARECIDAS DURANTE A ATIVIDADE. CONCLUIU-SE QUE, DE FORMA PRÁTICA E ATIVA, OS DISCENTES PUDERAM COMPREENDER UM TEMA COMPLEXO DE MANEIRA SIMPLES, ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS. É NECESSÁRIO AINDA QUE HAJA CONTINUIDADE NAS AÇÕES, ABORDANDO OUTRAS TEMÁTICAS E DISCUSSÕES RELACIONADAS A GEOCIÊNCIAS AFIM DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.