ESTE TRABALHO TEM COMO TEMA OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA COM ESTUDOS BASEADOS NA ABORDAGEM INTERCULTURAL. DESTE MODO, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PROPOR O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA DESENVOLVER A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. A METODOLOGIA DE PESQUISA DESSE TRABALHO SE CARACTERIZA COMO ABORDAGEM QUALITATIVA COM O MÉTODO DEDUTIVO E HIPOTÉTICO A PARTIR DAS LEITURAS DE TEÓRICOS E VIVÊNCIAS COMO EDUCADORA. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE EMBASA ESTA MONOGRAFIA É COMPOSTO PELOS PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM INTERCULTURAL, AS NOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO DE LÍNGUAS, CONCEITO DE MATERIAL DIDÁTICO, ALÉM DE INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL. A PARTIR DESTE CONSTRUTO TEÓRICO E METODOLÓGICO AS ATIVIDADES DIDÁTICOS INTERCULTURAIS FORAM PRODUZIDAS. AO PROPOR ATIVIDADES COM OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS É POSSÍVEL INCENTIVAR A AUTONOMIA DO ESTUDANTES, INCENTIVAR A APRENDIZAGEM E BUSCA DE INFORMAÇÕES, APRIMORANDO AINDA MAIS O AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. AO LONGO DA PESQUISA FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A PRODUÇÃO DE MATERIAL INTERCULTURAL É UMA TAREFA COMPLEXA QUE REQUER POR PARTE DE QUEM PRODUZ CONHECIMENTOS PARA ALÉM DO LINGUÍSTICO, É PRECISO VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL, INTERAGIR COM O ESTRANGEIRO COMPREENDENDO E RESPEITANDO SUA VISÃO DE MUNDO, EVITANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO NO CONTATO ENTRE CULTURAS ALÉM DE PREPARAR OS ALUNOS PARA DESENVOLVEREM TAIS ATITUDES.