O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS CONTRIBUIÇÕES QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS TRAZ AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, CONSIDERANDO O POTENCIAL EMANCIPADOR DA INTERNET BEM COMO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE ONDE ENVOLVE O ASPECTO COGNITIVO MAS PRINCIPALMENTE O COMPROMISSO SOCIOPOLÍTICO DO SUJEITO QUE SE REFAZ NA PRÁXIS COMO DECISÃO PRÁTICA E CULTURAL. SUSTENTADO NOS PRINCÍPIOS DE EDUCAÇÃO POPULAR FREIRIANA, ESTE TRABALHO PROPÕE UMA REFLEXÃO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FEITA PELO PROJETO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS ERNESTO, NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS- PB, SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DENTRO DA SALA DE AULA E COMO ELAS PODEM PROPORCIONAR, NÃO SÓ PARA AS CRIANÇAS PEQUENAS, FORMAS DIFERENTES E PRAZEROSAS DE INTERAÇÃO E DE APRENDIZADO. CONSIDERANDO O CONTEXTO TECNOLÓGICO CONTEMPORÂNEO, É QUE SE FAZ NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS DESDE OS ANOS INICIAIS. BUSCANDO POTENCIALIZAR O SEU USO, É PRECISO PREPARAR OS PROFESSORES E DAR OPORTUNIDADES PARA AS MUDANÇAS QUE A TECNOLOGIA PODE TRAZER PARA AS SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO. NÃO OFERECER ACESSO AOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS É OMITIR O CONTEXTO HISTÓRICO, SOCIOCULTURAL E ECONÔMICO, VIVENCIADO PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E EDUCANDOS.