A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU IDENTIFICAR DE QUE MANEIRA AS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS, NA CIDADE DO RECIFE-PE, INFLUENCIAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSES ESTUDANTES. O PROCESSO INVESTIGATIVO SURGE DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS PELO PESQUISADOR EM SEU PERÍODO DE FORMAÇÃO COMO LICENCIADO EM PEDAGOGIA, DIANTE DA CRESCENTE INQUIETAÇÃO SOBRE COMO AS ESCOLAS DE FATO REALIZAVAM OS ATENDIMENTOS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS. DIANTE DESSA INQUIETAÇÃO O PROCESSO SE DESENVOLVEU POR MEIO DA ANALISE DOCUMENTAL, ONDE SE BUSCOU COMPREENDER COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BUSCAM PROMOVER O PROCESSO DE EQUIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, A PARTIR DESSA ANALISE FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DO AMBIENTE PESQUISADO E FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADA, COM O OBJETIVO DE BUSCAR NO DISCURSO DOS SUJEITOS PESQUISADOS DE QUE MANEIRA AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA ASSEGURAM OU NÃO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. A PARTIR DESSE ESTUDO PODE-SE CONCLUIR QUE AVANÇAMOS MUITO NO CAMPO DE PESQUISA, DEBATES E GARANTIA DE LEIS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS, PORÉM AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO A PERCORRER QUANDO ESSAS ATITUDES SÃO COLADAS EM PRÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR, AFINAL INCLUIR NÃO É SÓ GARANTIR O ACESSO A ESPAÇOS DIVERSOS, MAS POTENCIALIZAR O DIVERSO COMO MEIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA TODOS E TODAS.