OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO HUMANA TÊM OCASIONADO DESEQUILÍBRIOS NO MEIO AMBIENTE, SOBRETUDO RELACIONADO À ÁGUA, POIS A CRESCENTE EXPANSÃO POPULACIONAL, A DEMANDA HÍDRICA E OS EFEITOS DA SECA VÊM SENDO INTENSIFICADOS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. O ESTUDO OBJETIVOU AVALIAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PATOS, PARAÍBA, SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DO SEMIÁRIDO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 12 (DOZE) AFIRMATIVAS, ORGANIZADAS SEGUNDO O MODELO DA ESCALA DE LIKERT. FORAM ENTREVISTADOS 32 ALUNOS, COM FAIXA ETÁRIA 15 A 17 ANOS. OS RESULTADOS REPORTARAM QUE 40,6% (N = 13) DOS ENTREVISTADOS, UTILIZAM A ÁGUA DE MANEIRA CONSCIENTE E ECONÔMICA. 50,0% (N = 16) PERCEBIA A ÁGUA COMO RECURSO NATURAL FINITA, MAS, 43,7% (N = 14) DELES, GARANTIRAM NÃO REUTILIZAR A ÁGUA DAS CHUVAS PARA USO DOMÉSTICO. QUANTO AOS RIOS PERTENCENTES À REGIÃO NORDESTE, A MAIORIA DOS ALUNOS ENTREVISTADOS (56,3%, N = 18) AFIRMOU NÃO TER CONHECIMENTO E 40,6% (N = 13) EXPUSERAM A AUSÊNCIA DE AÇÕES RELACIONADAS À ESCASSEZ DE ÁGUA NA ESCOLA. DESSE MODO, OS ESTUDANTES COMPREENDEM A NECESSIDADE DO USO CONTROLADO DOS RECURSOS HÍDRICOS, NO ENTANTO, É RELEVANTE A ATUAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR PARA PROMOVER PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUE BUSQUEM ATITUDES ECOLÓGICAS, COMO REUTILIZAR A ÁGUA DAS CHUVAS, RELACIONANDO-AS À CONSERVAÇÃO E O USO RACIONAL QUE GARANTEM A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA.