Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 198
GEOGRAFIA E CIDADANIA: A INSERÇÃO DE CONTEÚDOS ÉTNICO RACIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, LIVROS DIDÁTICOS, ÉTNICO RACIAL, CRÍTICA, CRÍTICA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DE INSERIR TEMAS ÉTNICOS RACIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NO ÂMBITO GERAL JÁ EXISTEM LIVROS QUE ABORDAM ESSES CONTEÚDOS, PORÉM, DE FORMA SUPERFICIAL E ESTEREOTIPADA, NÃO PERMITINDO ASSIM, QUE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CONSTRUAM CERTA CRITICIDADE SOBRE O ASSUNTO E APENAS O REPRODUZA. DESSE MODO SE FAZ IMPORTANTE O ENTENDIMENTO DESSAS TEMÁTICAS PARA QUE PRECONCEITOS NÃO SEJAM REFORÇADOS, AS ÁREAS DE CONHECIMENTOS SEJAM AMPLIADAS E O SENSO CRÍTICO ATUE COM UM TEOR DE CURIOSIDADE, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS SEJAM ABERTOS A TODO TIPO DE DIÁLOGOS E SAIBAM CONSTRUIR UM DEBATE CIENTÍFICO. AS DISCUSSÕES SOBRE GEOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR, SOBRETUDO OS ASSUNTOS RELACIONADOS A OUTRAS CULTURAS, AINDA CARREGAM UM CUNHO DESCRITIVO, MAS, COM AS MUDANÇAS QUE ESTÃO OCORRENDO DESDE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES À ELABORAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS ESSA REALIDADE ESTÁ SE TRANSFORMANDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.