O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PRECISA ESTAR CAPACITADO PARA ABORDAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES. GERALMENTE, NAS ESCOLAS A TEMÁTICA AMBIENTAL FICA A CARGO DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR AS PERCEPÇÕES QUE OS FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA POSSUEM A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS ESTRATÉGIAS IDEALIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO SÓLIDO NO PROCESSO FORMATIVO DO EDUCANDO. TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO VIRTUAL, DE CARÁTER DESCRITIVO, COM UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS DISCENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA EM SOBRAL-CEARÁ, PÚBLICO ESCOLHIDO POR SEREM ACADÊMICOS E ESTAREM INSERIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL, O QUAL FOI ENVIADO O LINK PARA O E-MAIL DE CADA PARTICIPANTE. PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS FEZ O USO DO SOFTWARE MICROSOFT EXCEL, ONDE FOI REALIZADA A TABULAÇÃO DOS DADOS E ELABORADOS GRÁFICOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS PERCEPÇÕES QUE OS FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA POSSUEM A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO POSITIVAS, POIS CONSIDERAM QUE DEVE SER UMA TEMÁTICA ABORDADA NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE NO VIÉS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUE AS ESTRATÉGIAS IDEALIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO SÓLIDO ESTÃO RELACIONADAS ÀS AULAS DE CAMPO, QUE POSSIBILITAM UMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. O ESTUDO CONCLUI QUE É NECESSÁRIO QUE HAJA CONSTANTEMENTE UMA PREOCUPAÇÃO POR PARTE DOS SISTEMAS DE ENSINO SOBRE A FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS FUTUROS EDUCADORES.