Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, CRITICIDADE, CRÔNICA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS ESTUDOS SOBRE LINGUAGEM TÊM FOMENTADO O INTERESSE DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CRIAR ESTRATÉGIAS QUE VIABILIZEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA, ATRAVÉS DO PENSAMENTO CRÍTICO. OUTROSSIM, FORMAR LEITORES CRÍTICOS E PRODUTORES DE TEXTO COM EFICIÊNCIA TEM SIDO UMA TAREFA ÁRDUA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO 9º ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA-CEARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO, CUJA INTERVENÇÃO FOI REALIZADA, POR MEIO DE OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE CRÔNICAS, MEDIANTE UM VIÉS DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA (ADC). PARA TANTO, ANALISAMOS OS SIGNIFICADOS ACIONAL E IDENTIFICACIONAL PRESENTES NOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, EVIDENCIANDO SEUS ASPECTOS IDENTITÁRIOS. TEORICAMENTE, ESTE ESTUDO FOI PAUTADO NOS CONCEITOS DE BARTHES (2002), MAGALHÃES(2005), OTONNI (2014), FAIRCLOUGH (2016), RESENDE E RAMALHO (2017), ASSIM COMO, UTILIZAMOS ALGUNS PRECEITOS DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC). OS RESULTADOS DEMONSTRAM A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ADC PARA INSTAURAR ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO, DE PRODUÇÃO TEXTUAL, COM FOCO NO AVANÇO DA CRITICIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA, POR MEIO DAS DISTINTAS PRÁTICAS SOCIAIS VIVENCIADAS PELOS EDUCANDOS.

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